pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Eduardo Suplicy dá um "carão" em prócer petista.
Powered By Blogger

terça-feira, 21 de junho de 2022

Editorial: Eduardo Suplicy dá um "carão" em prócer petista.


Está repercutindo bastante nas redes sociais um vídeo onde o vereador por São Paulo, Eduardo Suplicy(PT-SP), reclama, ao vivo, por não ter sido convidado para o encontro onde se debate o esboço de um programa de governo do Partio dos Trabalhadores. Na realidade, não ter sido convidado é o de menos. Concretamente, o vereador interrrompeu uma fala do ex-ministro da educação, Aloízio Mercadante, salientando a necessidade de colocar a sua obsessão de renda mínima de cidadania no programa do partido. Aliás, para ser mais preciso, no programa do partido ela já se encontra. O que o vereador propôs é que ela fosse considerada no programa de governo do PT.  

O ex-senador apontou que Aloízio Mercadante poderia ter alguma diferença com ele, mas que ele continuaria firme no propósito de fazer de Lula e Alckmin os próximos mandatários do país, alcançando a aprovação de Geraldo Alckmin(PSB-SP) e os aplausos de petistas presentes ao local. Não precisamos repetir aqui que Suplicy é Suplicy, um quadro histórico e qualificado da legenda, que sempre conduziu sua vida pública por uma inarredável coerência e autoridade. Dizem que Lula franziu o semblante, enquanto folheava o documento, mas Alckmin fez questão de apoiar a proposta do agora companheiro de militância. 

Indisposições de atores políticos a parte, o que parece estar em jogo é um dilema ou uma disputa de projetos internos da legenda,ou seja, construir um programa de governo o quanto mais próximo do centro político possível, acenando para os setores mais conservadores da sociedade. Por outro lado, a militância orgânica e histórica não arreda o pé da defesa de uma plataforma de governo que não se afaste um milímetro do atendimentos das demandas das minorias e dos segmentos mais socialmente fregilizados. A droconiana reforma trabalahista originária das políticas neoliberais encontra-se no retrovisor desses militantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário