pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula no Festival de Inverno de Garanhuns
Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Editorial: Lula no Festival de Inverno de Garanhuns

 


Os socialistas têm pressa na presença de Lula aqui no Estado. Gestões foram mantidas neste sentido e, finalmente, o martelo parece ter sido batido. Salvo alguma eventual mudança, Lula devará desembarcar em Pernambuco entre os dias 10 e 15 de Julho. O ex-presidente Lula deverá prestigiar o famoso Festival de Inverno de Garanhuns, a sua terra natal, além de ir a Serra Talhada, por sua posição estratégica no Sertão. Na realidade, Lula nasceu no então distrito de Caetés, que à época, pertencia à cidade de Garanhunhs. Hoje, Caetés possui autonimia política e administrativa. 

Assim como nas velhas campanhas de outrora, o ex-presidente deverá realizar algumas tomadas para a sua propaganda televisiva, no horário eleitoral gratúito. Os tempos, naturalmente, são outros. Na década de 80 do século passado, quando o PT foi fundado, Lula, em suas visitas ao Estado, quando desejava rever seus parentes naquela cidade do Agreste Setentrional, utilizava uma velha Brasília Amarela do hoje senador Humberto Costa. Movido pelo sentimento e pelo simbolismo, Lula deverá ir ao sítio onde a sua família viveu na cidade, onde existiria uma réplica de sua antiga residência, contruída pelos petistas locais. 

Enquanto Lula não vem para tentar alavancar a candidatura de Danilo Cabral, do PSB, Marília ocupa todos os espaços políticos possíveis, associando seu nome ao do ex-presidente Lula, numa estratégia que, a rigor, vem dando muito certo, embora amplie sua zona de conflito com os socialistas, que desejam a exclusividade do apoio do ex-presidente. Até recentemente, Lula fez uma declaração bastante contundente em relação a este assunto, assumindo que o candidato da coligação em Pernambuco é o ex-Deputado Federal Danilo Cabral, que, até o momento, não vai muito bem nas pesquisas de intenção de voto.

Se algo serve de alento aos socialistas, sempre tomo como referência o caso da Bahia para analisar a situação política no Estado. Na terra de Jorge Amado, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues também não vai muito bem nas pesquisas de intenção de voto, amargando uma das últimas posições, embora Lula seja imbatível no Estado. Ontem saiu uma informação dando conta de que, quando associado ao nome de Lula, Jerônimo Rodrigues consegue mais que dobrar suas intenções de voto. É nisso que os socialistas locais apostam.   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário