pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : O xadrez político da eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Lula já estaria administrando o conflito de "palanques" políticos em Pernambuco?
Powered By Blogger

sábado, 11 de junho de 2022

O xadrez político da eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Lula já estaria administrando o conflito de "palanques" políticos em Pernambuco?



A revista Veja desta semana traz uma matéria sobre os arranjos políticos estaduais em torno dos "apoios" da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP) aqui na região Nordeste, enfatizando os problemas encontrados em três Estados: Ceará, Bahia e Pernambuco. Apesar do franco favoritismo de Lula na região, os candidatos do PT ou da aliança política em torno de sua candidatura presidencial enfrentam algumas dificuldades. Em Pernambuco - o que nos interessa neste momento - tal fato é visível e tem preocupado os caciques das legendas do PT e do PSB, que até encontro já fizeram para tratar deste assunto. Em Pernambuco, PSB tem exigido de Lula apoio exclusivo ao candidato Danilo Cabral(PSB-PE), que continua amargando a rabeira das pesquisas de intenção de voto. 

A expectativa é a de que, ao entrar na campanha, Lula possa reverter este cenário desfavorável aos candidatos da coligação, o que, convenhamos, não é tão simples assim, conforme discutimos em outros momentos. Tanto aqui no Estado quanto na Bahia já existiria uma estratégia montada para enfrentar o favoritismo das candidaturas de ACM Neto(UB-BA) e Marília Arraes(SD-PE). Vão tentar colocar ACM Neto no colo de Jair Bolsonaro(PL) e Marília Arraes será apresentada como uma ingrata, que teria recusado o apoio do PT local - e do próprio Lula - para disputar a vaga de senadora na aliança PT\PSB. Se tal estratégia vai dar certo é uma outra questão. Pelo menos aqui, penso que não irá colar. Será sempre muito mais forte junto ao eleitorado os longos períodos de agruras enfrentados pela ex-petista na agremiação, quando teve vários pleitos negados pela burocracia do partido, mesmo em condição de viabilidade eleitoral. 

À epoca, inclusive, a tal notícia de que Marília Arraes teria tido o sinal verde do PT e do PSB para disputar a vaga de senadora na aliança ficou como uma grande "barriga" produzida ou plantada por um blog local. O próprio prefeito João Campos, do PSB, foi às suas redes sociais para desmentir a notícia. Raposa política cevada no carlismo, ACM Neto, não briga com os fatos. Tem se mantido distante das disputas nacionais. Parece até que a eleição na Bahia não será "casada". A tendência naquele Estado é que o eleitor vote em ACM para o Governo do Estado e Lula para a Presidência da República. 

Em Pernambuco, vítima do efeito "osmose" é arriscado que Lula não cumpra os acordos prévios com os socialistas. Hoje, a crônica política local já antecipou que ele, neste primeiro momento de excursão pela região, tirou o Estado do seu périplo. É possível que esteja esperando a poeira abaixar para se sentir mais à vontade para voltar à terrinha. Especula-se que, neste momento de visita ao Estado, ele visitará a terra de sua família, em Garanhuns, onde serão gravadas cenas para o guia da TV.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário