Hoje a candidata do Solidariedade ao Governo do Estado, Marília Arraes, num misto de encontro e arraial político, realizado em Serra Talhada - onde será anunciado o nome do Deputado Federal Sebastião Oliveira, do Avante, para compor sua chapa na condição de vice - exibiu um grande painel onde se sobressai a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP), que concorre às eleições presidenciais de 2022. O fato dá a dimensão da encrenca em que Lula está metido no tocante à definição de um palanque aqui no Estado.
Por ocasião de sua visita ao Estado do Rio Grande do Norte, Lula recebeu o governador Paulo Câmara(PSB-PE) para tratar justamente disso, ou seja, quando ele virá ao Estado para se engajar na campanha do candidato do PSB, Danilo Cabral(PSB-PE). Ficou acertado que em Julho Lula deverá visitar o Estado, em tese, com este propósito, uma vez que assumiu compromissos formais com a legenda socialista, no contexto dos apoios ao seu projeto presidencial. Pelo andar da carruagem político, difícil será convencer a candidata do Solidariedade a aceitar essas formalidades.
Lula, por sua vez, com a sua larga experiência na política, evita, o quanto pode, entrar em bola dividida. Mesmo com as dificuldades encontradas no campo econômico - que podem ser decisivas para o seu projeto de reeleição, daí se entender a sua indisposição com os aumentos de combustíveis da Petrobras - o presidente Jair Bolsonaro já teria fechado palanques em 23 Estados da federação, enquanto Lula apenas em 15 Estados. Aqui em Pernambuco, por exemplo, o candidato Anderson Ferreira(PL-PE) e Gilson Machado(PL-PE) já aguardam o presidente para ensaiar uns passos de forró em Caruaru.
A questão do palanque de Lula aqui no Estado tem sido um dos temas mais discutidos dessas eleições estaduais, basicamente por dois motivos: as relações afetivas de Lula com a candidata Marília Arraes, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto realizadas até este momento e, a outra razão, seria a real capacidade de Lula em alavancar a candidatura do Deputado Federal Danilo Cabral(PSB-PE) que, até este momento, não enfrenta uma situação muito confortável na disputa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário