pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula mantém liderança na pesquisa do PoderData.
Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Editorial: Lula mantém liderança na pesquisa do PoderData.


Provavelmente amanhã deve sair a pesquisa do Instituto Datafolha, aguardada com grande ansiedade por todos, da mídia, do mercado aos assessores diretos dos candidatos que concorrem às eleições presidenciais de 2022. Curiosamente, a despeito das resistências de alguns, o Datafolha tornou-se uma espécie de "média" entre os institutos de pesquisa. Mas, enquanto não sai a pesquisa do Datafolha, os demais institutos continuam lançando o resultado dos seus levantamentos junto ao eleitorado. 

Hoje, o DataPoder, um instituto relativamente novo no mercado, divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto. Nesta pesquisa, Lula abre 10% de diferença em relação ao candidato Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições presidenciais. Lula crava 44%, enquanto Jair Bolsonaro aparece com 34% das intenções de voto. Num eventual segundo turno a diferença entre ambos é significativamente ampliada, ou seja, Lula abre 17 pontos de diferença. Enquanto Lula crava 52%, Jair Bolsonaro aparece com 35%. 

Em mais uma pesquisa, a despeito dos esforços empreendidos, o candidato Ciro Gomes(PDT-CE) mantém-se dentro de seu eleitorado "histórico", aparecendo com 6% das intenções de voto. A terceira via aparece embolada, ainda não emitindo sinais de que conseguirá mudar este cenário, praticamente consolidado. Simone Tebet(MDB-MS), por exemplo, aparece empatada com o candidato Eymael, com 1% das intenções de voto. Em algum momento, embore tente furar o "bloqueio", ela já sugeriu que poderá abdicar de sua candidatura em favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

As demais pesquisas não deverão trazer grandes novidades em relação ao cenário apresentado pelo Instituto DataPoder. Uma série de dificuldades estão atrapalhando a recuperação do candidato Jair Bolsonaro, que reagia bem, conforme demonstrava as pesquisas do próprio Instituto DataPoder. A economia não vai bem e isso está se refletindo no humor dos eleitores. Como diria o economista Roberto Campos, a parte mais sensível do ser humano é o bolso. Os eleitores não desmentem essa regra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário