Rodrigo Pinheiro(PSDB-PE), apesar de ser do mesmo partido da ex-prefeita Raquel Lyra(PSDB-PE), emite indicadores de que tornou-se um desafeto da ex-prefeita, que disputa o Governo do Estado de Pernambuco nas eleições de 2022. Não raro, a crônica política pernambucana noticia alguma rusga entre eles. Mantemos o devido respeito por ambos e, naturalmente, não compete a este editor emitir algum juizo de valor, tampouco entrar nas nuances desses desentendimentos que, aliás, não são raros. Sugere-se, entretanto, que as indisposições são antigas, antes mesmo de ele assumir o cargo, com o afastamento legal da ex-prefeita.
Rodrigo Pinheiro tem se notabilizado por uma postura civilizada, republicana, democrática, movida pelo interesse público, que tem surpreendido a muito gente. Durante os festejos juninos da cidade - uma festividade de repercussão nacional e estratégica para a cidade - Rodrigo tem recebido todas as tribos políticas, sem exceção, inclusive adversários da ex-prefeita Raquel Lyra. Como disse antes, uma postura civilizada que tem surpreendido a muita gente, sobretudo num Estado onde o fazer política pode ser traduzido através dos conhecidos expedientes de retaliações, ao estilo da raposa Agamenon Magalhães, que enfatizava o estilo "Aos amigos tudo. Aos inimigos, os rigores da lei".
Quem promete uma fuzarca na cidade no dia de hoje são os partidários do presidente Jair Bolsonaro(PL), que visita a cidade ao lado dos correligionários, e pretende realizar, igualmente, uma motociata. Um aviso aos navegantes bolsonarista: fuzarca aqui assume o sinônimo de festa, não se constituindo numa expressão depreciativa. Bolsonaro será acompanhado pelo candidato ao Governo do Estado pelo PL, Anderson Ferreira, e o candidato ao Senado pela legenda, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Tenho certeza de que o prefeito Rodrigo Pinheiro receberá Bolsonaro com o mesmo tratamento de qualquer outro concorrente ao Palácio do Planalto. Isso faz parte de uma agenda de conduta política civilizada rara, que, quando bem exercida, loga chama a nossa atenção. Como se sabe, Caruaru é uma cidade estratégica, até mesmo considerando-se o plano político nacional. Trata-se de uma cidade parâmetro no contexto de uma disputa presidencial, daí se entender as visitas dos ilustres candidatos presidenciais à terra do mestre Vitalino. Ademais, come-se ali uma deliciosa "chã de bode" no Alto do Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário