pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O "Triângulo das Bermudas" eleitoral do Brasil
Powered By Blogger

terça-feira, 21 de junho de 2022

Editorial: O "Triângulo das Bermudas" eleitoral do Brasil



Aqui em Pernambuco, costuma-se usar a expressão "Triângulo das Bermudas' para se referir a três cidades, de diferentes mesorregiões, que, por sua densidade eleitoral, podem decidir uma eleição majoritária. Nunca havia ouvido falar, até este momento, numa espécie de "Triângulo das Bermundas Nacional", ou seja, um conjunto de três Estados que dão o balisamento da definição de uma eleição presidencial. Isso não se daria pela "densidade eleitoral" desses Estados, como ocorre aqui em Pernambuco, mas por outros fatores, como suas características sociais, econômicas e, por que não dizê-lo, "políticas". 

Essa questão é levantada pelo jornalista Matheus Leitão, da revista Veja, aqui repercutida por este editor, naturalmente, sem a mesma competência daquele articulista. Como seria de se supor, em razão de sua liderança em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas até este momento, a performance de Lula nesses Estados é bastante confortável, embora em um deles, o candidato Jair Bolsonaro(PL) possua bons aliados políticos. Em Alagoas, reduto político do adversário, ele deve prestigiar a candidatura do ex-presidente e ex-governador Fernando Collor de Mello, que não aparece nada bem nas primeiras sondagens como candidato ao Governo do Estado.

O mais curioso dessas conclusões, conforme aponta o jornalista Matheus Leitão - baseado em dados das eleições presidenciais anteriores - é que não se trata de um parâmetro ideológico, posto que candidatos de direita ou de esquerda que venceram as últimas eleições presidenciais alcançaram desempenhos semelhantes nesses Estados da Federação: Minas Gerais, Alagoas e Amazonas. Em Minas Gerais, Lula conseguiu, finalmente, fechar um acordo com o PSD do ex- prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que concorre ao Governo do Estado, reequilibrando a correlação de forças políticas no Estado. 

Em Pernambuco, as cidades que compõem esse denominado "Triângulo das Bermudas", por uma dessas coincidências, apresentam postulantes ao Governo do Estado nas próximas eleições: O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do União Brasil; A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lira, do PSDB; e, finalmente, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, do PL, que sustenta o palanque do presidente Jair Bolsonaro aqui no Estado. Este último, aliás, já está prometendo uma motociata, durante os festejos juninos em Caruaru, com a presença de Jair Bolsonaro.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário