pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Paulo Guedes, "O Posto Ipiranga", continua prestigiado no Governo.
Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Editorial: Paulo Guedes, "O Posto Ipiranga", continua prestigiado no Governo.



A economia é um fator decisivo para o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Se os índices inflacionários continuarem nesses patamares - o salário mínimo não cobre sequer duas cestas básicas - ele pode dar adeus ao seu projeto de reeleição. Como já afirmamos num dos editoriais, a inflação atinge a parte mais sensível do ser humano, o bolso, conforme vaticinava o grande economista Roberto Campos. Provoca os desarranjos e os aborrecimentos cotidianos na hora de comprar o gás - isso para alguns poucos privilegiados - pagar a conta de luz, do fiado na mercearia. 

Isso sem falar nos seus reflexos sobre os padrões de relacionamentos familiares, em tais circunstâncias, sempre marcados por tensões e arengas. Em casa onde falta pão, todas brigam e ninguém tem razão, como diziam os nossos avós. Segundo alguns informes dos bastidores da política, alguns assessores politicos do staff de campanha do presidente Jair Bolsonaro o teriam aconselhado a destituir o atual Ministro da Economia, o senhor Paulo Guedes, também conhecido como Posto Ipiranga. Depois eles mesmos teriam construído um consenso de que a situação poderia ficar ainda pior, caso ele fosse demitido. 

Logo em seguida, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de prestigiar o subordinado, informando que ele seria o seu Ministro da Economia num eventual segundo mandato. Mas isso não ficaria nos gestos formais, a julgar pelos últimos rearranjos na equipe de Governo. Duas pessoas pessoas ligadas ao ministro Paulo Guedes tiveram suas indicações para a ocupação de cargos estratégicos no Governo: José Mauro Ferreira, indicado para a Presidência da Petrobras e, mais recentemente, uma de suas assessoras mais próximas, Daniella Marques Consentino, indicada para a Presidência da Caixa Econômica Federal. 

A julgar por essas últimas indicações, a despeito das dores de cabeça com o dragão da inflação, o "Posto Ipiranga" continua prestigiado no Governo Bolsonaro. O Governo está preparando uma série de medidas com o propósito de estancar a sangria, como o aumento do Auxílio Brasil e a concessão de um bônus aos caminhoneiros, mesmo sabendo de seus impactos sobre as contas públicas. A nossa impressão é a de que o país nunca empobreceu tanto, a julgar pelas pesquisas, agora divulgadas, realizadas por entidades sérias, como a Fundação Getúlio Vargas. O próximo governo, seja lá quem for, terá uma missão hercúlea pela frente.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário