pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: 58% dos brasileiros reduzem compras de alimentos.
Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Editorial: 58% dos brasileiros reduzem compras de alimentos.


Esta é uma daquelas segundas-feiras repletas de assuntos para serem comentados. Uma pena que comecemos a semana com notícias ruins, como a morte do escritor peruano, Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Mário Vargas Lhosa, aos 89 anos de idade. Embora conservador, Mário produziu alguns trabalhos importantíssimos, denunciando atrocidades cometidas pelas ditaduras latino-americanas, em textos como Conversas no Catedral e a Festa do Bode. Como leitura sem compromisso, talvez por razões óbvias, o texto que mais gostamos do autor peruano é a Guerra do Fim do Mundo, quando ele esteve no Brasil, mais precisamente na Bahia, para reconstituir em texto a saga do Arraial de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro. Como leitura de aprendizagem, sem dúvida, A Festa do Bode, onde ele construiu um romance sobre a ditadura do marechal Rafael Trujillo, na República Dominicana, narrada em três núcleos específicos esquadrinhando relações orgânicas entre eles, dando razão ao crítico Luiz Antônio de Assis Brasil, que aponta as telenovelas brasileiras como o melhor exemplo de construção de uma narrativa em forma de romance. 

No Brasil, uma pesquisa do jornal Folha de São Paulo, constatando que 58% dos brasileiros estão reduzindo a compra de alimentos em razão da inflação. Embora prometa-se para breve uma supersafra de alimentos, na realidade, o que enfrentamos hoje é uma alta dos preços e, consequentemente, o consumidor procurando alternativas viáveis que caibam em seu orçamento apertado, elevando os índices de insatisfação com o Governo. Embora o Ministro Fernando Haddad acuse os críticos de desonestidade intelectual ao apontarem que o Governo não se preocupa com o assunto, o fato é que as contas públicas não sinalizam para um efetivo controle. 

Na outra margem do rio, em Brasília, as intensas movimentações em torno da urgência do projeto de anistia. Ontem alguém estava argumentando que temos na Câmara dos Deputados centenas de PL que se enquadram na condição de urgência urgentíssima, deixando o PL da Anistia numa longa lista de espera, se formos cumprir o regimento. Colunista de um jornal carioca sugeriu que ministros do STF teria cobrado do Governo Lula essas 100 assinaturas de partidos de sua base aliada em favor do PL da Anistia. A proposta de redução das penas aos condenados pelo 08 de janeiro começa a ganhar corpo entre os atores envolvidos nesta discussão. Até membros do Governo Lula veem com simpatia este debate. O experiente ex-presidente Michel Temer considera que a proposta tem vaselina suficiente para passar até mesmo no Poder Judiciário. Começamos a semana em alta temperatura. Bom início de semana, leitores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário