pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Ministro Flávio Dino determina que o deputado Sóstenes Cavalcante preste esclarecimento sobre acordo de emendas.
Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Editorial: Ministro Flávio Dino determina que o deputado Sóstenes Cavalcante preste esclarecimento sobre acordo de emendas.



Vamos ser sinceros por aqui. O enredo envolvendo essas emendas é algo nebuloso, com perspectivas de que não se chegue a um consenso em torno da transparência de sua concessão, utilização e, principalmente, prestação de conta. Trata-se de um mecanismo que surgiu sob o signo do obscurantismo. Nada de transparência por aqui, uma vez que os vampiros não gostam de luz. Não faz muito tempo, o Governo Lula 3 afastou um dos seus ministros, depois que investigações da Polícia Federal evidenciaram suposto uso irregular dessas emendas. Agora é a  vez do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinar que o deputado federal Sóstenes Calvalcante, líder do PL, preste esclarecimentos sobre a ameaça de quebra de acordos com lideranças partidárias em torno dessas emendas, algo que teria sido sugerido durante uma entrevista do deputado ao jornal O Globo. 

Através do expediente, o PL estaria apertando o torniquete sobre o Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, no sentido de pautar com urgência a PL da Anistia. Hugo Motta, na semana passada, depois de uma costura com líderes partidários para não assumir o ônus sozinho, já afirmou que o PL da Anistia não será pautado, como deseja a Oposição. No STF, o Ministro Flávio Dino desenvolve uma cruzada republicano em defesa do interesse público no que concerne aos mecanismos de concessão e prestação de contas dessas emendas, onde pululam denúncias de irregularidades por todo o país. O que supostamente teria dito o deputado Sóstenes fere os princípios norteadores emanados pela Suprema Corte, daí o pedido de explicações. 

Como estamos numa crise instaurada entre os Três Poderes da República, não surpreende que as redes sociais tenham explorado o assunto, com torcidas de lado a lado. O próprio deputado se pronunciou através de seus perfis. Setores da Oposição estão sensivelmente aborrecidos com Hugo Motta. Alguns ainda advogam que o caminho seria o da diplomacia, da negociação, enquanto outros já decidiram que vão retaliar. Sabe-se lá o que virá por aí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário