pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Nosso cafezinho atrás das grades.
Powered By Blogger

terça-feira, 15 de abril de 2025

Editorial: Nosso cafezinho atrás das grades.

 



O apoio de partidos da base aliada do Governo Lula 3 está se tornando crucial para o avanço do PL da Anistia na Câmera dos Deputados. Faz todo o sentido que o STF veja com apreensão tal situação. Na realidade, o STF tem usado de habilidade política para consolidar sua posição em relação ao assunto, evitando, assim, a ampliação das indisposições entre os Três Poderes da República. Depois de longo apanhado sobre os principais assuntos nacionais e internacionais - como um encontro entre o presidente Donald Trump e ninguém menos do que o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a Folha traz uma matéria até certo ponto inusitada, apontando que o café já está sendo comercializado nos mercados através de grades, em razão do valor alcançado pelo produto. 

Como o jornal tem o privilégio de manter um instituto de pesquisa integrado ao grupo, muitas de suas matérias podem ser confrontadas com os resultados apontados pelo instituto. Neste caso, como já discutimos antes através deste espaço, já existe uma sensação muito ruim na população acerca do aumento dos preços dos produtos. 58% da população está trocando alguns itens em suas compras nos supermercados. Se não dá para levar a chã de dentro, vai-se mesmo de peito com osso, substituindo o bife por um guisado, conforme já recomendou o nosso mandatário. Um dado que o Governo deveria ficar atento é que a esmagadora maioria das pessoas que sentem que os produtos estão aumentando culpam o Governo por tal situação. 

O Governo Lula 3 enfrenta dois grandes gargalos capaz de jogar suas esperanças para 2026 para o espaço: Inflação em alta e insegurança pública. Mesmo diante desse diagnóstico, as ações parecem desconsiderar esse fatores, focando em outras medidas de cunho populista, como os créditos privados, o que produzirá, na realidade, uma legião de endividados, em muitos casos com seus recursos restantes do FGTS subtraídos pelas agências bancárias e com boletos dos bens de consumo adquiridos a vencer, dando sua contribuição para o processo inflacionário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário