pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Sensação de insegurança.
Powered By Blogger

domingo, 13 de abril de 2025

Editorial: Sensação de insegurança.

 



Até recentemente, o Datafolha trouxe a público uma pesquisa onde se sobressai a questão da insegurança pública como o maior problema dos brasileiros neste momento. Convergente com esses indicadores, hoje, dia 13, o jornal Folha de São Paulo traz uma matéria onde evidencia-se  o aumento da sensação de insegurança entre os brasileiro. 58% dos brasileiros, de todas as faixas de idade, homens ou mulheres, ricos ou pobres consideram que a criminalidade aumentou nos últimos 12 meses. O termo correto é percepção. Trata-se daquele momento em que o cidadão restringe suas saídas a determinados locais; não se sente mais à vontade em suas caminhadas; fica mais apreensivo quando os filhos estão nas ruas. 

É aquela percepção parecida com os aumentos dos preços nas gôndolas dos supermercados, que já se constatou também estar sendo sentida pelos brasileiros, quando o indivíduo vai substituindo determinados itens, quando isso é possível, uma vez que não dá para substituir o ovo de galinha pelo de ema. No momento, esses dois indicadores são os mais preocupantes para os governantes de turno. Sugere haver aqui um componente psicológico capaz de potenciar um problema que, de fato, já existe. Dois gargalos sobre os quais o Governo Lula 3 encontra-se completamente paralisado, impotente ou dando maus exemplos, como o descontrole das contas públicas, apontado recentemente por uma autoridade do Banco Central como determinante para o aumento dos índices inflacionários.  

Já discutimos isso por aqui, mas, por mais que ensejemos alternativas concretas para que o enfrentamento do problema da segurança pública, a PEC da Segurança Pública que o Governo tenta destravar na Câmara dos Deputados tem poucas chances de vingar. Consideramos quase impossível a construção de algum consenso mínimo entre Governo e Oposição sobre este assunto, mas, em todo caso, soube recentemente que parlamentares da Oposição estariam se mobilizando para apresentar sugestões sobre o assunto. Se não forem sugestões do tipo "Bukele", que sejam bem-vindas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário