pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: União Brasil e Progressistas oficializam federação.
Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Editorial: União Brasil e Progressistas oficializam federação.

 


Vai se chamar União Progressista a federação do antigo União Brasil e o PP. Os caciques das duas legendas, Antonio Rueda e Ciro Nogueira dividirão o comando da nova federação, que nasce robusta, somando 109 deputados federais e 14 senadores. Torna-se a maior bancada da Câmara Federal, mas este não é o único problema para o Governo Lula. A celebração da federação reuniu gente do PSD, do Republicanos e até do PL. Em pronunciamento logo em seguida, Ciro Nogueira descartou a possibilidade de a federação apoiar Lula a Presidência da República em 2026. Em harmonia, uma das principais lideranças do União Brasil, ACM Neto, sinalizou que a federação deve entregar os ministérios do Governo Lula.

Nem precisava que isso fosse dito assim com tanta ênfase. Eles estão em plena construção de um nome alternativo ao Palácio do Planalto, que pode ser o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já ungido pelas hostes conservadoras, mas ainda indeciso, talvez em razão de não ter ajustado os ponteiros com a família Bolsonaro, de quem é muito grato. Já há quem esteja sugerindo um vice da família, o que seria uma maneira de aparar as arestas, uma vez que, como insistimos por aqui, a possibilidade de uma candidatura do capitão são remotíssimas. 

Apesar de a nova pesquisa do Instituto Atlas indicar uma ligeira recuperação dos índices de aprovação do presidente Lula, as coisas deverão se tornar cada vez mais complicadas daqui para a frente. O escândalo das fraudes no INSS tem potencial para abertura de uma CPI, conforme deseja a Oposição, o que "sangraria" o governo até outubro de 2026. Dia 07 Carlos Lupi será ouvido no Senado Federal num ambiente extremamente hostil, numa comissão hegemonizada por senadores bolsonaristas raiz. Com esses arrochos previdenciários das últimas décadas, os aposentados vivem contando as moedinhas para pagar as continas no final do mês. A revista Veja desta semana mostra a vida de luxo dos ladrões do erário, aqueles que surrupiaram os parcos recursos dos velhinhos. Isso corta na pele e se reflete nas urnas, mesmo com toda campanha informando que o governo de turno não teve nada a ver com isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário