pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O simbolismo da camisa azul do Tarcísio de Freitas.
Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Editorial: O simbolismo da camisa azul do Tarcísio de Freitas.


O país vive hoje, segunda-feira, dia 07, ainda sob os reflexos da mobilização organizada pelos bolsonaristas na Paulista. Segundo cálculos da USP - inapelavelmente rejeitados pelos bolsonaristas - estima-se um público da ordem de 50 mil pessoas. Não é um público pequeno, mas, em passado recente, os bolsonaristas já foram capazes de reunir muito mais pessoas. Tivemos alguns discursos inflamados, como foi o caso do discurso do deputado Nikolas Ferreira e do pastor Silas Malafaia. Alguns oradores, de fato, pautaram as suas falas em torno do tema da anistia, embora modulando as ponderações em torno do assunto. Os discursos mais inflamados, atingiram em cheio o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que hoje se mostra menos entusiasmado em torno do tema. 

Oito governadores de estado estiveram presentes ao encontro. Cláudio Castro, do Rio, em virtude dos problemas de calamidade pública provocados pelas fortes chuvas em algumas cidades cariocas, não compareceu ao evento. Matéria publicada no site Brasil 247 informa que, diante da previsibilidade de alguns oradores, o STF ficou atento ao discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um nome que está sendo trabalhado pelas hostes conservadores como alternativa real ao pleito presidencial de 2026. Conhecedor de suas responsabilidades institucionais, inclusive, o governador procura, neste momento, ampliar o seu diálogo com o Supremo Tribunal Federal. 

Na realidade, o que está ocorrendo é que o sistema está aferindo a temperatura e exigindo alguns exames básicos do Republicano. Apesar de insistir na candidatura em seu discurso, sabe-se que o ex-presidente Bolsonaro não tem chances de habilitar-se ao pleito em 2026. No encontro anterior, em Copacabana, até mesmo a camisa azul usada pelo governador mereceu a análise de um jornalista do Estadão. Talvez, quem sabe, ele desejasse comunicar que é de direita, mas não encampa algumas teses do bolsonarismo mais radical. Detalhe: Ele usou a mesma camisa na Paulista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário