pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A espionagem ilegal da ABIN Paralela.
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Editorial: A espionagem ilegal da ABIN Paralela.



Não foi por falta de aviso que o Governo Lula 3 está sofrendo o desgaste de mais um escândalo ocorrido em relação às operações ilegais da ABIN - Agência Brasileira de Informações. Publicamos inúmeras postagens por aqui, alertando sobre a necessidade de uma reestruturação efetiva do órgão, logo após surgirem os indícios de aparelhamento irregular daquela instituição, durante o Governo do presidente Jair Bolsonaro.  Isso não se resolve trocando uma peça aqui e ali, como chegaram a sugerir os próprios servidores de carreira do órgão, incomodados com a repercussão negativa provocada pela situação. O povão geralmente faz leituras coletivas, não distinguindo o joio do trigo. O mesmo ocorre em relação ao estouro do escândalo, quando se sabe que isso vem do governo anterior, mas os resíduos acabam contaminando a gestão atual.  

Governos que flertam com o autoritarismo, que não seguem as regras do jogo democrático, são tentados, naturalmente, a aparelhagem a máquina do Estado consonante seus interesses nada republicanos, principalmente os aparelhos de segurança e inteligência. O grau de contaminação desses órgãos foram imensos e impunha-se uma assepsia rigorosa, até mesmo uma reestruturação. Outro dia, um experiente delegado aposentado da Policia Federal afirmava, em entrevista, que seria inútil tentar combater o crime organizado sem uma reestruturação completa das polícias estaduais. E olha que ele nem tomou conhecimento sobre os episódios nebulosos que ocorrem no sistema prisional pernambucano. Uma coisa precisa ser admitida. A capacidade de superação em criatividade dos brasileiros. Nem Pablo Escobar ousou tanto com a sua La Catedral. 

O resultado é que, ao que se sugere, em princípio, a tal ABIN paralela continuou operando ilegalmente em relação ao Governo do Paraguai, onde se tinha o objetivo de descobrir como as autoridades daquele país se posicionariam em relação às tarifas da binacional Itaipu. Agente do órgão, ouvido pela PF, confirmou a operação ilegal. Hoje, 17, o diretor da instituição está sendo ouvido pela PF. Às vezes, nos perguntamos o que houve com este terceiro Governo Lula. Outro dia um bolsonarista roxo, burocrata de cargo de confiança do governo anterior, foi nomeado para o cargo de Secretário Executivo de um ministério. Depois reclamam das 146 assinaturas obtidas pela Oposição para aprovar, em caráter de urgência, o requerimento do PL da Anistia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário