pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: 57,4% desaprovam Governo Lula, de acordo com o Paraná Pesquisas.
Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Editorial: 57,4% desaprovam Governo Lula, de acordo com o Paraná Pesquisas.



Causou um grande alvoroço no mundo da política a divulgação de uma pesquisa do Instituto Datafolha indicando uma ligeira melhora nos índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O alvoroço se justifica porque, naquele momento, o Governo Lula 3 vinha acumulando índices negativos de aprovação entre inúmeros segmentos do eleitorado, inclusive no Nordeste, um tradicional reduto petista, antes tido como inexpugnável. Um renomado cientista político, especialista em pesquisas, argumentou que o fato seria motivo para o marqueteiro Sidônio Palmeira soltar rojões, uma vez que aqueles números indicavam, quem sabe, que o presidente Lula começava a estancar a sangria de queda de aprovação. 

Numa entrevista seguinte a um órgão de imprensa, ele foi mais comedido, sugerindo que seria prudente aguardar como se comportariam os números das pesquisas seguintes. Essas pesquisas vieram e não indicam o tão aguardado estancamento da sangria. O presidente voltou a perder pontos preciosos no quesito aprovação. Este terceiro Governo Lula já nasceu sob um signo bastante complicado, sem base de apoio parlamentar; com receitas antigas acerca da gestão das contas públicas - antigas e malogradas -;  sob ameaça de um golpe de Estado; além de uma buliçosa oposição parlamentar e setores da população que nunca aceitaram o resultado das urnas. Lula governa contra a má vontade de um expressivo segmento social. 

Existem alguns segmentos sociais influentes, a exemplo do agronegócio e dos evangélicos, que ficaram de mal com o PT. No afã de não desagradar ainda mais esses setores, Lula acabou também negligenciando suas atenções com os grupos que sempre estiveram ao seu lado, a exemplo do MST e das universidades. A proposta para recuperar esses pontos preciosos de popularidade, por outro lado, hoje se concentram em programas sociais caros e de efeitos duvidosos ou, ao menos, com impactos menores do que o período dos governos anteriores. Se somarmos tudo isso aqui, a equação não bate, tampouco a sangria estanca, conforme sugere a pesquisa do Paraná Pesquisas do dia de hoje, 23, que aponta que 57,4% da população desaprova o seu Governo. 7 pontos acima desde a última pesquisa do Instituto, que realiza esses levantamentos desde de janeiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário