pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Editorial: A prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello.


Estávamos com a intenção de começarmos essas nossas conversas do dia de hoje tratando dos cadastros bichados dos beneficiários de programas oficiais, como o Bolsa Família, o Pé-de-Meia e até daqueles que recebem suas aposentadorias através do INSS como segurados, depois de décadas de contribuição. No dia de ontem, mal saíamos do escândalo dos descontos irregulares e já ficamos sabendo que a Polícia Federal investiga a possibilidade de inserção de venezuelanos nesta "jogada", sabe-se lá em que circunstâncias, mas pode-se antever problemas ainda maiores do que apenas os descontos irregulares na folha de pagamento dos beneficiários, que iriam parar na conta de associações e sindicatos. 

Na mesma matéria, ainda em razão do trabalho da Polícia Federal, suspeita-se de nomes de pessoas mortas que teriam ressuscitados para receberem os benefícios do Bolsa Família no Maranhão. Isso nos fez lembrar dos famosos relatórios escritos por Graciliano Ramos, quando prefeito de Palmeira dos Índios, onde ele informava ao Governador de Estado que haviam mortos muito vivos na licitação para a construção do cemitério da cidade, insinuando que as obras foram superfaturadas. E, por falar na terra dos marechais, no dia de ontem, 24, depois de um lenga-lenga protelatório que exauria os argumentos de natureza estritamente jurídica, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. 

Quando Collor deixou a Presidência da República, depois de um processo de impeachment, alegou sempre inocência. Retomou sua carreira política, onde exerceu o cargo de Senador da República. Era o momento de ele provar que fora vítima de uma grande armação. Acabou enredado na lama de corrupção detectada pela Operação Lava Jato. Não há muito o que se possa dizer por aqui. Surpreende no caso de Collor o fato de as ações envolvendo a Operação Lava Jato se encontrarem numa condição de anulação no STF, em razão das irregularidades cometidas. O ex-presidente foi preso na madrugada de hoje, quando pretendia se dirigir à Brasília com o propósito de se apresentar às autoridades, de acordo com seus advogados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário