pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Datafolha: Lula estanca a sangria e vira o jogo?
Powered By Blogger

sábado, 5 de abril de 2025

Editorial: Datafolha: Lula estanca a sangria e vira o jogo?



Em meio à turbulência produzida por uma intermitente sangria de popularidade que insistia em não parar, a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha traz, finalmente, uma boa notícia para o Planalto. Lula pode ter estancada a sangria e começa a virar o jogo de popularidade. Segundo o Instituto, a avaliação positiva de Lula melhorou cinco pontos em relação ao último levantamento do órgão, embora a reprovação ainda seja maior do que a aprovação. 38% reprovavam, enquanto 29% aprovam. Certamente, a pesquisa cai como um bálsamo no Palácio do Planalto, depois de inúmeros institutos, continuamente, apontarem para uma queda de popularidade, como dissemos no início, intermitente. 

O último encontro promovido pela SECOM com o propósito de reverter tal situação foi marcado por um grande stress, uma vez que ocorreram críticas à atuação dos ministros, que seriam, segundo o marqueteiro Sidônio Palmeira, também responsável por esses índices de desaprovação. Cortar na pela sempre produz alguns problemas. A percepção do Planalto sobre essa perda de popularidade, aliás, começou errada desde o início. Ou seja, os ideólogo da legenda, num encontro em Brasília, fizeram o diagnóstico de que todo o problema do Governo Lula 3 estava relacionada à comunicação, o que pode ser verdadeiro, mas apenas em parte. 

Quando não se faz um diagnóstico correto, a tendência é a administração de medicamentos que, certamente, também não contribuem para curar o doente. Ao contrário, em doses excessivas, pode até matá-lo, se considerarmos, por exemplo, os inúmeros deslizes verbais cometidos por Lula desde então, dentro de uma estratégia que previa o máximo de exposição. Neste último encontro, eles tiveram o cuidado de evitar de vez os improvisos, mas, mesmo assim, num descuido, Lula ainda colocou 25 milhões pessoas no estádio do Corinthians. 

Modelando a chamada otimista do editorial, afinal já expusemos tantas imagens de um Lula triste por aqui, convém registrar a ressalva prudente do próprio Instituto em relação ao assunto, chamando a atenção para o fato de ainda ser muito cedo para concluirmos por uma virada de jogo neste momento. É preciso aguardarmos as novas pesquisas, de preferência de outros institutos, para sabermos se, de fato, estamos tratando de uma tendência de reversão alcançada pelo líder petista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário