pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lupi foi alertado sobre as fraudes no INSS ainda em 2023.
Powered By Blogger

domingo, 27 de abril de 2025

Editorial: Lupi foi alertado sobre as fraudes no INSS ainda em 2023.


Não se sabe ainda o tamanho do impacto negativo que esta fraude no INSS pode representar para a imagem do Governo Lula 3, a despeito dos cuidados que a SECOM, através do marqueteiro Sidônio Palmeira, vem tomando em relação ao assunto, com a adoção de estratégias de narrativas que visam limpar a barra do Governo no que concerne ao episódio. Segundo dizem, o marqueteiro não apenas esteve presente, mas teria coordenado a reunião com alguns ministro logo após o episódio, num indicativo de sua ascendência sobre o presidente Lula. Matérias de jornais como O Globo e Folha de São Paulo observam que, através das atas das reuniões, tornou-se possível concluir que o titular da pasta da Previdência, Carlos Lupi, teria tomado conhecimento sobre as eventuais fraudes no órgão desde 2023. 

As providências tomadas, segundo ainda esses órgãos, teriam sido protocolares e tímidas, através de reuniões com as entidades, mas nada que impedisse os repasses de recursos, interrompido somente agora, depois da operação da Polícia Federal e da Corregedoria-Geral da União. Como já seria previsível, a Oposição vem explorado o episódio e se prepara para uma convocação de Carlos Lupi para dar explicações sobre o caso na Câmara dos Deputados. Conforme assinalamos em momento anterior, Carlos Lupi continua prestigiado por dois motivos, embora Lula não tenha gostado nenhum pouco de sua resistência em afastar o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, homem de sua inteira confiança, conforme ele fez questão de enfatizar. 

Lupi dirige o histórico PDT, daquele campo político que sempre esteve associado à base de sustentação mais autêntica do lulismo, desde os tempos do saudoso Leonel Brizola. Lupi, por outro lado, é o homem de ligação do Planalto com a malha sindical. Ao longo dos anos, sindicatos e associações sofreram um grande revés financeiro, quando se aboliu a contribuição que antes era obrigatória. No caso dessas fraudes observadas no INSS, o que se sugere é que, em alguns casos, haveria a anuência do segurado para o desconto. Pelo menos nos primeiros anos. O que se observou a partir de um determinado momento, é que os descontos foram aplicados sem a anuência dos segurados e em proporções gigantescas, sobretudo a partir de 2023. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário