pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Preocupa ao Governo Lula a baixa adesão ao empréstimo consignado privado.
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Editorial: Preocupa ao Governo Lula a baixa adesão ao empréstimo consignado privado.


Na realidade, o grande beneficiário desse empréstimo consignado privado seria o sistema bancário, que estaria emprestando um dinheiro poupado pelo próprio trabalhador, através do FGTS, auferindo os juros, e tendo como garantia a parte que restou dessa poupança. Ainda bem que está havendo pouca adesão a este empréstimo porque, na realidade, trata-se de uma arapuca populista que produziria, no final, uma legião de endividados. Ontem começaram a circular notícias de que o Governo Lula3 estaria preocupado com a baixa adesão ao consignado privado. Sugere-se que os trabalhadores tenham se dado conta do tamanho da encrenca que eles estavam arranjando. 

Na realidade, se o Governo Lula 3 pretende resgatar a sua popularidade este não seria o caminho mais adequado. É preciso fazer um dever de casa básico, adotando-se austeridade nas contas públicas, combatendo a inflação e enfrentado algumas questões que estão afligindo a população, como é o caso da insegurança pública. Não há receita mirabolante por aqui. Pesquisas apontam que o consumidor faz uma associação orgânica entre a alta dos preços dos produtos nos supermercados ao governo de turno. Os problemas com a articulação política permanecem. No momento enfrenta-se o drama das assinaturas de parlamentares da base ao requerimento de urgência da PL da Anistia. 

Ontem falávamos em cem assinaturas - o que já seria preocupante - mas se sabe hoje que foram 146 assinaturas, cruciais para a urgência do projeto. Mais da metade dos votos são de parlamentares da base governista. A indignação de agora é um pouco tarde, pois a oposição ganhou no meio de campo. Ontem comentávamos por aqui que o Governo vai realizar um mapeamento dos cargos comissionados indicados por esses parlamentares da base. Um pente fino com indícios de eventuais retaliações. Um momento preocupante, se considerarmos as movimentações em torno de formação de federações e conversas para abandonar o barco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário