pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Relações tensas entre Índia e Paquistão na fronteira da Caxemira.
Powered By Blogger

sábado, 26 de abril de 2025

Editorial: Relações tensas entre Índia e Paquistão na fronteira da Caxemira.



Entre o final de década de 30 e início da década de 40 do século passado, em plena vigência da Ditadura do Estado Novo, em sua fase das políticas higienistas, o interventor Agamenon Magalhães determinou a construção de um hospital cidade, para abrigar os portadores da hanseníase, na localidade da Mirueira, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. Por essa época, não havia cura ou algum tratamento eficiente para os portadores da hanseníase, tampouco se sabia como a doença era transmitida. O que havia, na realidade, era um grande preconceito ou estigma social em relação ao assunto, sendo aconselhado pelos órgãos de saúde pública o isolamento completo desses doentes. 

O Hospital da Mirueira, como ficou conhecido, cumpria este propósito, erguido numa antiga fazenda, com escolas, áreas de lazer, rádio comunitária, cemitério, igreja. Conforme afirmamos antes, uma verdadeira cidade isolada. A situação do preconceito era tão evidente que havia um hospital dos lázaros no Recife, mas, mesmo assim, Agamenon determinou a construção do hospital\cidade. Há situações interessantíssimas sobre os habitantes desta cidade, algumas destas situações narradas em nosso terceiro romance,  Chaminés Dormentes. Há o caso de um escritor que teve dois dos seus livros posteriormente publicados, relatando sua experiência trágica com a doença, que é de partir os corações daqueles que ainda preservam os instintos humanitários neste mundo que se torna a cada dia mais cruel. 

Um dos seus livros foi publicada pela editora da Universidade Federal de Pernambuco. No auge do estigma entre doentes e "sadios" criou-se uma fronteira que não poderia ser cruzada, sob nenhuma hipótese, entre os moradores desta cidade fantasma e os habitantes de uma vila operária mantida pela Companhia de Tecidos Paulista. Num desses momentos, um cidadão que havia sido mordido por maribondos e, como consequência das mordidas apresentava inchaço no rosto, resolveu cruzar a fronteira e quase foi linchado pelos moradores da vila. No romance relatamos tratar-se à época de uma fronteira mais vigiada do que a fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, mas poderia ter citado perfeitamente a fronteira entre a Índia e o Paquistão, na região da Caxemira, disputada por ambos os países. 

Recentemente se deu um incidente no Paquistão, onde dez turistas foram mortos, reacendendo a disputa territorial entre os dois países. O Governo do Paquistão antecipou-se em informar que não teve nada a ver com o episódio. Um potencial perigoso, uma vez que ambas as nações possuem arsenal atômico e padrinhos fortes, a exemplo da China, no caso do Paquistão, e dos Estados Unidos, no caso da Índia.  O clima é bastante tenso entre os dois países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário