pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: As trapaças e os arranjos políticos de Brasília.
Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Editorial: As trapaças e os arranjos políticos de Brasília.

 


Não vamos entrar nos detalhes mais escabrosos por aqui, mas todo mundo já sabe onde o deputado federal Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro, começou a perder o seu mandato. A expulsão do membro do MBL dos corredores da Câmara dos Deputados foi apenas o pretexto que faltava para seus desafetos armarem a arapuca. Uma pena que, diante de tanto despreparo e ausência de espírito público de muitos de nossos representantes, o mandato do deputado Glauber esteja realmente ameaçado. Ontem líamos uma informação curiosa de que, se houvesse um "gesto" - o que significaria uma capitulação com a qual o deputado já disse que não concorda - o Centrão poderia salvar sua pele e o mandato. 

Não somos expert nessas tramitações jurídicas, mas hoje está sendo divulgado que alguns ministros do Governo veem uma saída através do Supremo Tribunal Federal. É como se o STF, uma vez a câmara definindo pela cassação do seu mandato, pudesse revogar a decisão. Não conhecemos tal dispositivo legal. Glauber está sendo cassado por sua integridade e combatividade. Infelizmente o sistema é complexo e, mesmo diante de tanta indignação, em alguns momentos, convém ao menos modelá-la para que se evite situações limites como esta. O Brasil está longe de ser aquele país onde os preceitos legais, constitucionais e republicanos orientam as deliberações dos gestores de nossas instituições. 

Um outro arranjo diz respeito à tese, cada vez mais enfatizada, da redução das penas aos responsáveis pelo badernaço do 08 de janeiro, em Brasília, em protesto contra o resultado das eleições presidenciais. É curioso como esta tese passa a ganhar capilaridade entre os poderes Legislativo e Executivo. Seria o que é possível entre o projeto de Anistia que está sendo aventado por parlamentares da oposição, de um lado, e, do outro, o Executivo e o Judiciário. Uma espécie de denominador comum para aplainar as indisposições entre Governo e Oposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário