pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Campanhas políticas em tempo de vacas magras.
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domingo, 12 de junho de 2016

Campanhas políticas em tempo de vacas magras.



O mercado de campanhas políticas, até bem pouco tempo, era um dos mais promissores, fazendo a festa de publicitários e marqueteiros, em alguns casos, por dentro e por fora. A promiscuidade era tamanha, que os marqueteiros recebiam diretamente os seus honorários através de pagamento de empreiteiras, como resultado de negociatas irregulares em transações envolvendo dinheiro público. As investigações sobre mega-escândalos de desvio de recursos públicos - como o petrolão, por exemplo - foram importantes para elucidar o funcionamento desse mecanismo. 

Deu sua contribuição, por exemplo, para o endurecimento da legislação sobre o assunto, que passou a proibir as doações de empresas para campanhas eleitorais. Esse é um dos primeiros resultados do torniquete financeiro que deverá ter reflexos nas eleições municipais de 2016. Um outro fator que deverá ter sua influência, como já alertamos em postagens anteriores, é que tudo sugere que daqui a 04 meses não teremos mudanças substantivas num quadro econômico que se apresenta numa crise aguda. No Brasil, não existe a cultura das doações físicas, o que, em si, já se apresenta como um grande entrave.

Um outro fator que deve funcionar como um inibidor está relacionado às investigações da Operação Lava Jato, que mantém até marqueteiro preso, em razão de explicações pouco convincentes em relação a dinheiro recebido durante campanhas realizadas. Em razão disso, pragmaticamente, alguns nomes do campo publicitário e do marketing eleitoral já avisaram que não participarão da campanha deste ano. Preferem deixar a poeira baixar e torcer pelas mudanças das regras do jogo nas eleições presidenciais de 2018. 

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