pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: João Paulo está de volta ao jogo nas eleições do Recife
Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2016

João Paulo está de volta ao jogo nas eleições do Recife





João Paulo Lima e Silva, ex-prefeito do Recife por dois mandatos, volta disputar uma eleição depois de alguns tropeços na disputa dos votos dos eleitores em eleições passadas. Sempre se disse - e ele deve ter consciência disso - trata-se uma jogada de alto risco. Uma possível derrota no projeto de voltar ao comando do Palácio Antonio Farias poderá representar uma aposentadoria de sua carreira política. O fator positivo é que o partido, finalmente, parece ter construído um consenso sobre o assunto, envolvendo um intenso diálogo com o ex-prefeito João da Costa, com o qual havia algumas arestas, além da necessidade das costuras internas. A única trincheira partidária que ainda esboçava uma resistência ao nome de João Paulo era o diretório municipal da agremiação, comandado por Oscar Barreto, um dos nomes que, num passado recente, foi apontado como "queijo do reino", por suas ligações com o grupo do ex-governador Eduardo Campos. 

É muito difícil predizer como a população reagirá ao PT nas próximas eleições municipais. A imagem do partido foi bastante arranhada com os ataques sucessivos da grande mídia, envolvendo seus membros na Operação Lava Jato. Embora alguns dos seus filiados estejam presos e cumprindo pena, criou-se um clima onde o PT passou a ser tratado como uma "organização criminosa" que se apropriou indevidamente do patrimônio público. Hoje os escândalos denunciados apontam a presença de atores políticos dos mais distintos quadrantes partidários, o que poderia minimizar a tendência à criminalização única do PT. O governo interino, por exemplo, perde um ministro a cada semana, envolvido em denúncias de malversação de recursos públicos. As declarações de Sérgio Machado, por exemplo, atingem o núcleo duro do governo provisório, o que leva alguns analistas a sugerirem que este governo cairá de podre. 

Nestas eleições municipais - talvez como em nenhuma outra - haverá uma forte influência da conjuntura nacional na quadra local. Os candidatos do PT tendem a pegar carona no movimento organizado que pede a volta da ex-presidente Dilma Rousseff e o "Fora, Temer". A população, sobretudo os mais jovens, parecem ter acordado do sono político que pode destruir a nossa experiência democrática. Em suas falas, a presidente Dilma Rousseff indica que vem sentido esse feeling que exala das ruas, dos movimentos sociais, das repartições públicas, da sociedade civil. O "Volta, Dilma", portanto, embute uma preocupação maior de movimentos da população brasileira em defesa do respeito às regras do jogo da democracia. A questão é saber se os candidatos do PT saberão capitalizar bem esse movimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário