pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Michel Zaidan Filho: De que têm medo os golpistas temerários?
Powered By Blogger

terça-feira, 7 de junho de 2016

Michel Zaidan Filho: De que têm medo os golpistas temerários?




A consciência da provisoriedade, ilegitimidade e interinidade desse ministério "ficha suja" está expressa na manutenção, pelo usurpador do mandato presidencial, de nomes ora investigados pela operação Lava-a-Jato, emprestando uma marca da ilegalidade e suspeição que envolve esses ministros, mas sobretudo pelas medidas arbitrárias e mesquinhas que vêm sendo tomadas contra a Presidente Dilma. Corte de comida e transporte; tentativa de cerceamento do prazo (180 dias) para o  simulacro de julgamento, proibição da anexação das provas do complô para depor a Presidente eleita nos autos acusatórios, tudo que pude ser feito, será feito pelos golpistas, no intuito de considerar o afastamento da Dilma, como fato consumado , e as medidas desconstrutoras desse ministério de araque tornarem-se  definitivas. 

Quanto mais avançam as investigações, as delações premiadas, a divulgação de trechos das delações, mandados de busca e apreensão e mandados de prisão contra os políticos envolvidos no esquema do desvio de dinheiro público, para financiamento de campanhas eleitorais, mas a camarilha golpista treme, pensando no dia em que terá de devolver os  cargos e enfrentar as acusações na Justiça. Pior, os quatro ou cinco votos de que a Dilma precisa aparecerem no conjunto daqueles dez senadores que, agora, já pensam em mudar o voto. Naturalmente que , quanto mais se demora na farsa desse julgamento de exceção, mais as máscaras, os disfarces, as mentiras e dissimulações vão caindo e deixando-se ver as reais motivações dessa nefasta empreitada. 

A certeza da impunidade e irreversibilidade do processo leva ao assalto, sem dó e piedade, sobre os direitos e garantias dos cidadãos e cidadãs, e as ameaças aos críticos e inconformados com a tramoia  golpista. Agem como um bando de fora-da-lei,  aproveitando o tempo e o acesso ao aparelho de Estado. O que puderem fazer (ou desfazer), farão impudentemente, ao arrepio de qualquer legalidade. Um ministro transformista nomeia o genro para o "seu" ministério", com o salário inicial de 17.000,00. O outro, ataca a universalidade do SUS  diz que o Estado não tem como bancar a saúde pública. O outro, grande conhecedor de avicultura, recebe as sugestões fascistas de um ator  pornô, que confessa abertamente já ter cometido estupro. 

O outro, apelidado de "menudo", ataca o projeto habitacional da Dilma, cortando 10  milhões de reais. O ministro tucano desolado quer apagar o protagonismo internacional do Brasil e destruir as politicas de integração regional sul-sul.E o maestro desse circulo de horrores, faz uma dança de rato, vai-e-volta em suas decisões, ora sob pressão dos aliados, ora sobre pressão da mídia e da opinião pública.Onde vamos parar?


Michel Zaidan Filho é filósofo, historiador, cientista político, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia - NEEPD-UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário