pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O imbróglio da relação entre o PSDB e o PSB em Jaboatão dos Guararapes.
Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O imbróglio da relação entre o PSDB e o PSB em Jaboatão dos Guararapes.



A relação entre o PSB e o PSDB, no Recife, azedaram de vez e não há, pelo menos a curto prazo, a possibilidade de uma reaproximação. Os tucanos,antes divididos quanto à possibilidade de uma candidatura própria, hoje se envolvem diretamente em reforçar o nome do Deputado Federal Daniel Coelho em seus redutos eleitorais. O candidato, por sua vez, tem sido cada vez mais incisivo em suas críticas à gestão do prefeito Geraldo Júlio(PSB), que deverá tentar a reeleição. Antes ele atirava em Paulo Câmara para atingir Geraldo Júlio. A essa altura do campeonato - há quatro meses das eleições - seria natural que Geraldo entrasse em sua alça de mira. 

Em relação ao posicionamento dos dois partidos no que concerne  ao pleito na cidade de Jaboatão dos Guararapes, entretanto, a despeito a disposição dos atores em conversarem frequentemente sobre o tema, está difícil a construção de um consenso entre as duas legendas. As costuras estavam sendo conduzidas entre o atual gestor daquela cidade, Elias Gomes(PSDB), e o governador do Estado, Paulo Câmara(PSB). Como não havia interesse em reproduzir os contratempos do Recife para outras praças, entre os dois partidos havia a convicção de que construir o consenso de uma candidatura própria seria positivo para as duas legendas. Esse nome de consenso poderia ser o do ex-secretário do governo do Estado, Evandro Avelar, com bom trânsito entre os dois caciques políticos. A linha, entretanto, parece ter rompido nessas tecituras. Os últimos movimentos políticos indicam isso.

Embora regadas à boa gastronomia dos bares de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB) tem mantido exaustivas negociações com Evandro Avelar, cujo nome chegou a ser cotado para assumir um cargo em SUAPE, numa espécie de manobra de Paulo Câmara(PSB) para tirá-lo do páreo. Creio que faltou acertar com Evandro antes, posto que não saiu a nomeação. Desde o início, Elias Gomes trabalha com três nomes entre os seus auxiliares. O próprio Evandro, Mirtes e Conceição. No último encontro do grupo, Conceição se disse enjoada de frutos do mar, num claro indício de que já se considera fora da disputa. O Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, André Campos, em entrevista a uma rádio local, externou seu pessimismo quanto à possibilidade de construção de uma aliança entre as duas legendas. Vão mesmo para a disputa. Neste caso, a tropa de aspirantes socialista se prepara para disputar a preferência da indicação do Campo das Princesas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário