pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Drops político para reflexão: As reformas que o PT precisava ter feito e não fez.
Powered By Blogger

domingo, 12 de junho de 2016

Drops político para reflexão: As reformas que o PT precisava ter feito e não fez.



Dilma, em tom de autocrítica: “Meu maior erro foi ter feito uma aliança com quem eu não devia".
É simplista a explicação.
Esperava-se do PT cinco reformas fundamentais:
a) Reforma agrária, para democratizar o acesso à terra.
b) Reforma política, para melhorar a representação e diminuir o peso do poder econômico.
c) Reforma tributária, para fazer com que caísse sobre os mais ricos a maior carga de impostos.
d) Democratização dos meios de comunicação, para quebrar o monopólio privado da mídia.
e) Uma política econômica que deixasse de privilegiar o sistema financeiro e os rentistas e baixasse os juros de forma drástica.
A opção do PT por não fazer reformas estruturais é que o levou a se aliar com as velhas oligarquias, e não o contrário. Para ficar em reformetas de maquiagem, não era preciso politizar a sociedade. Bastava sentar-se no colo do PMDB.
Claro que houve ilusões de classe, ao não acreditar lhe seria puxado o tapete, quando a crise apareceu e as classes dominantes resolveram que aos trabalhadores seriam exigidos sacrifícios ainda maiores do que aqueles que o PT lhes enfiava pela goela.
Mas isso foi consequência. A opção de se aliar com o Centrão e não de mobilizar os trabalhadores é consequência dos horizontes mesquinhos que escolheu. As manifestações de denúncia do golpe demonstram que havia farto espaço para buscar apoio na sociedade se fossem feitas reformas.
É um pouco como PT e PCdoB do Rio que, depois de mais de uma década de subordinação ao PMDB, só se descolaram dele depois do golpe. Até então, apoiaram acriticamente a política antipopular de Cabral, Pezão e Paes sem reclamar. Suas bancadas sustentaram integralmente o que exigia a máfia peemedebista. Chegaram a votar a favor da concessão da Medalha Tiradentes a Eduardo Cunha no ano passado. E nem agora se vê uma autocrítica desse papelão, por tímida que seja.

Cid Benjamim é jornalista. 

3 comentários:

  1. Teria apoio, sim, se desse conta dos 5 itens mencionados por você, já que muitos apostavam, com eles, a caida das oligarqias antigas do País que sempre e continuam se beneficiando da dificuldades do povo de forma orquestrada; a retirada do País do jugo dos EUA; e a divisão de renda de forma humanitária como, infelizmente, estava sendo feita até mesmo pelo PT; de início producente, mas a longo prazo, de forma paternalista, só fez com que os intermediários se beneficiassem, como sempre, desse próprio sistema.
    Foi simplista sim e resposta para uma situação que já expurgou alguns Presidentes. fez morrer um, avioes caidos de outros, sem grandes retornos à Sociedade e sem as reformas necessárias que levaria o país e discutir situações em pé
    de igualdade com outros países e servir de apoio a outros para sair da penumbra como estão sendo mantidos durante séculos..

    ResponderExcluir
  2. Teria apoio, sim, se desse conta dos 5 itens mencionados por você, já que muitos apostavam, com eles, a caida das oligarqias antigas do País que sempre e continuam se beneficiando da dificuldades do povo de forma orquestrada; a retirada do País do jugo dos EUA; e a divisão de renda de forma humanitária como, infelizmente, estava sendo feita até mesmo pelo PT; de início producente, mas a longo prazo, de forma paternalista, só fez com que os intermediários se beneficiassem, como sempre, desse próprio sistema.
    Foi simplista sim e resposta para uma situação que já expurgou alguns Presidentes. fez morrer um, avioes caidos de outros, sem grandes retornos à Sociedade e sem as reformas necessárias que levaria o país e discutir situações em pé
    de igualdade com outros países e servir de apoio a outros para sair da penumbra como estão sendo mantidos durante séculos..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. Um puxada de orelha, no ainda cego, surdo e mudo PT.

    ResponderExcluir