pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: TCE-PE rejeita contas da Câmara Municipal do Paulista. Há indícios de fraude.
Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de junho de 2016

TCE-PE rejeita contas da Câmara Municipal do Paulista. Há indícios de fraude.






Nos últimos dias, a cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, vem ocupando espaço no noticiário. Infelizmente, não por razões que poderiam deixar felizes os nossos conterrâneos, mas, lamentavelmente, pro graves equívocos de gestão cometidos pelo poder executivo e legislativo municipal. Recentemente, foi organizado um concurso público para professores onde foram apontados vários problemas, entre os quais uma espécie de "doutrinamento ideológico", traduzido em algumas questões relativas ao PT e ao ex-presidente Lula, onde há uma clara intenção de macular a imagem tanto do partido quanto do seu líder maior. 

Esse procedimento, adotado por um órgão público, através de um concurso, constitui-se num ato delituoso, passível de severa punição aos responsáveis, quiçá anulação do próprio concurso ou da questão. Que os elaboradores e organizadores do concurso possam ter suas opiniões sobre este ou aquele político, até se entende. O que não se entende é que seja utilizado um instrumento, produzido por um órgão público, para extravasarem ou "induzirem" suas opiniões pessoais aos concorrentes. Ou seja, quem não concordar com a opinião dos elaboradores sobre o PT corre um sério risco de ser excluídos.

Não se esperasse mesmo muita coisa dessa gestão socialista na cidade. Nunca é demais repetir que, em mais de 10 anos de gestão socialista, não se conhece, por exemplo, nenhum projeto estruturador na área de educação no município, que continua se arrastando nos indicadores nacionais que acompanham o desempenho do alunado como o IDEB. As políticas públicas para o setor, se considerarmos a gestão de um dos últimos secretários de educação, se resumiam em caiar os prédios das escolas e promover batucadas para as mães das professores. Nada contra as santas mãezinhas das professoras municipais, mas convenhamos! Aproveito até para agradecer a gentileza com que fomos tratados por elas, num encontro com o alunado de uma das escolas da rede. 

Agora vem uma outra notícia, até mais desagradável. As contas de 2013, apresentadas pela Câmara Municipal da Cidade, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, em razão dos fortes indícios de irregularidades. Naquele ano foram gastos com vereadores do município, através de diárias, o montante de R$ 556.912,88. Seminários de uma semana eram, na realidade, apresentados em um único dia, sempre fora do Estado, embora organizados por entidades localizadas aqui em Pernambuco. Isso, segundo o TCE, dava um acréscimo de 25% a 30% aos salários dos vereadores que participavam da orgia com dinheiro público. O vereador do PSB, presidente da Casa de Torres Galvão no período, Tonico Antonio José Lima Valpassos, o Tonico, terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$ 34.770,00. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário