pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonaristas em ninho tucano
Powered By Blogger

domingo, 5 de dezembro de 2021

Editorial: Bolsonaristas em ninho tucano



Quando das últimas prévias realizadas pelos tucanos, havia uma torcida - até mesmo fora das hostes tucanas - que o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS), vencesse a disputa interna. Era um nome, digamos assim, mais arejado do que o do governador paulista, João Dória(PSDB-SP), que venceu a disputa interna e já se encontra em plena articulação política, de olho nas eleições presidenciais de 2022. Não vamos aqui entrar nos detalhes, mas Dória tem um senso de oportunismo político que preocupa. Com isso, vai deixando alguns ex-aliados pelo caminho, numa atitude bastante criticada. 

Dória foi eleito governador em São Paulo com o apoio decisivo do bolsonarismo. Hoje, faz uma campanha à Presidência da República em contraposição ao bolsonarismo. Uma prova de que a sua afinidade com o bolsonarismo ainda existe é a de que, logo após vencer as prévias tucanas, acenou em retomar o diálogo com o ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro(Podemos), que,de uma certa forma, é cria do bolsonarismo, inclusive bebe na mesma fonte, pois um percentual expressivo dos seus apoiaores é de bolsonaristas insatisfeitos. Se vocês observarem, ele, Sérgio Moro, já anda construíndo uma narrativa discursiva de que é mais bolsonarista do que o próprio Jair Bolsonaro(PL-DF), ao afirmar que deixou de fazer algumas coisas por impedimento deste. 

Como a terceira via deverá passar por um processo de decantação política, chegou-se a especular que João Dória poderia convidar o ex-juiz para compor sua chapa na condição de vice.O passado também condena o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS), que, nas eleições de 2018 também emprestou seu apoio político ao bolsonarismo. Isso talvez explique, por exemplo, uma conversa que está sendo agendada entre o ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, e Eduardo Leite. A rigor, bolsonaristas estão sendo muito bem acomodados no ninho tucano. Aqui na província, por exemplo, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que é do PL, continua firme nas andanças pelo interior do Estado, ao lado da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que é do PSDB e candidata às eleições estaduais do próximo ano. 

Resta saber quem assumirá o papel de cuco neste ninho, pois os rumores de Brasília vão numa direção de informar que os diretórios estaduais da legenda liberal deverão apoiar o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro(PL-DF). O dilema está posto para Anderson e Raquel Lyra, que, no plano local, já haviam consturado um projeto em comum, de olho no Campo das Princesas.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário