pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Crônica: O mais belo pôr do sol da Bahia
Powered By Blogger

sábado, 23 de junho de 2018

Crônica: O mais belo pôr do sol da Bahia


 
 
José Luiz Gomes 

Num Estado imenso e com um litoral tão extenso, talvez possamos cometer por aqui algum disparate ao se propor à tarefa de identificar o mais belo pôr do sol baiano. Melhor seria reduzir esse universo para salvador e, ainda assim, isso não nos impedem de cometermos alguma injustiça, omitindo alguns outros lugares, na opinião de quem nos lê, bem mais interessantes para se curtir um pôr de sol, em boa companhia, num final de tarde.  Vocês podem imaginar como o sol se põe em Itapuã, antigo reduto do poeta Vinícius de Moraes? Ou mesmo no complexo de praias de Itacaré, Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, na Ilha de Itaparica, que dizem ser belíssimo? Difícil mesmo ranquear esse fenômeno da natureza. Mas, em relação a salvador, leitores, acredito que possamos fazer algumas indicações importantes sobre o assunto. Comecemos pelo pôr do sol do monumento da cruz, ali no Pelourinho, nas proximidades do prédio da prefeitura e do elevador Lacerda, que permite uma vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos, na cidade baixa. É um dos preferidos da rapaziada porque, além das belas imagens possíveis, é também um espaço para troca de afetos.  
 
Um outro por do sol concorrido é aquele observado a partir do mirante do Solar do Unhão, onde funciona o MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia. É um local bastante atraente. Não apenas pelo visual, mas pelo riquíssimo acervo de arte moderna que aquele espaço comporta. Fica relativamento perto do Mercado Modelo, há seis reais de Uber. O grande problema, no momento, e que ele está passando por reformas, o que impede de ver a totalidade do acervo, além da desativação temporária do mirante. Existe um outro local, conhecido como Ponta de Humaitá, que fica um pouco mais distante do centro de salvador, uma região belíssima, mas que exige um certo cuidado em razão do evidente descaso do poder público. Tornou-se um espaço relativamente degradado, sendo recomendado a visita apenas nos finais de semana, quando o espaço é bastante frequentado. Existe um porto no local, as pessoas que para tiveram a oportunidade de conhecer são enfáticas em apontarem como um dos melhores locais para acompanhar o pôr do sol, de preferência tomando uma cerveja bem geladinha.  
 
Agora, vamos para o melhor pôr do sol de salvador. Aquele que todo soteropolitano recomenda aos visitantes, informando-os que, se você foi a salvador e não o acompanhou, não foi à capital baiana. Estamos falando do pôr do sol do Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais concorridos da cidade. Como se trata de um local bastante aprazível, as pessoas estão por ali desde as primeiras horas da manhã. Acompanhar o pôr do sol é uma espécie de saideira. Mas ali pelas 04:00 horas da tarde inicia-se uma romaria para um espaço ao redor do farol onde é possível  contemplar o lindo pôr do sol. Vai cedo para assegurar um lugarzinho, evitando o embaçamento da vista, pois o local é bastante visitado. O pôr do sol do Forte de São Marcelo, no momento, é um grande concorrente da Barra, mas exige uma pequena travessia pelo mar, o que já interdita a presença de algumas pessoas. A elite e a bagaceira acabam se encontrando mesmo é na Barra.
 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário