pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A antipolítica de Pablo Marçal.
Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Editorial: A antipolítica de Pablo Marçal.



A postura do empresário Pablo Marçal no primeiro debate programado pela Rede Bandeirantes de Televisão levou três dos principais concorrentes à Prefeitura de São Paulo a desistirem de participar do debate seguinte, desta vez organizado pela revista Veja. Salvo melhor juízo, por quatro vezes a Justiça Eleitoral concedeu direito de respostas nas redes sociais do empresário, depois das acusações contra o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL. Nada mudou deste então na estratégia adotada por Pablo Marçal, conforme havíamos previsto por aqui. Inclusive durante o debate da Veja o empresário chegou a insinuar que teria novas revelações a fazer sobre o candidato Guilherme Boulos. 

De imediato, Marçal produz um estrago tremendo na política, ao afugentar os concorrentes de um dos principais fóruns de discussões e propostas para o enfrentamento dos problemas da pólis. Marçal faz uma espécie de antipolítica e os candidatos que ainda fazem politica terão que se desdobrarem em estratégias para não permitirem esse tipo de comportamento caracterizado pela fuga do confronto, o que só ampliam as possibilidades de êxito do empresário, uma vez que ainda não temos um eleitorado suficientemente esclarecidos para repelir esses tipos de antipolíticos. A ausência não deixou de ser explorada por Pablo Marçal.  

Veja-se o caso da Argentina, por exemplo, veja-se o caso dos Estados Unidos. E, por falar nos Estados Unidos, numa entrevista recente,  o guru Steve Bannon observou que ainda vamos sentir saudades do Donald Trump, ou seja, o que vem por aí é muito pior no contexto das tessituras engendradas pela extrema-direita, alicerçada na economia da atenção, algo que está destruindo completamente a política. Um espectro perigoso ronda a pólis. Em Santa Catarina já existe até caricatura de Javier Milei disputando vaga na câmara de vereadores. No último debate da Veja, Pablo insinuou que os candidatos ausentes teriam participado de um jantar num restaurante, com o propósito de ajustarem a não participação no debate. Não houve o jantar. Datena, inclusive, confirmou que deixou de comparecer por orientação do seu marqueteiro. Pensando bem, está na hora de ocorrer esse jantar.  O cardápio? Como salvar a política. 

Para um maior aprofundamento sobre os rumos das próximas eleições municipais, assinem o nosso perfil da Plataforma Privacy, que pode ser acessado por aqui. Neste semana iniciamos uma série sobre o que se espera de um prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário