Crédito da Foto: Bruno Santos\FolhaPress. |
Hoje, 23, foi divulgada mais uma pesquisa sobre a disputa eleitoral em São Paulo. Havia uma grande expectativa em torno do assunto, uma vez que a pesquisa do Instituto Datafolha produziu um rebuliço na disputa. Rebuliço em todos os sentidos. No que concerne aos resultados apresentados, que mostram mudanças substantivas na dinâmica da disputa, assim como no que concerne às analises acerca dos motivos pelos quais se verificou uma ascendência vertiginosa do influencer Pablo Marçal nas intenções de voto.
Hoje foi iniciada uma verdadeira batalha campal pelas redes sociais no sentido de desconstruir a imagem de Pablo Marçal. Não sei se os seus adversários terão algum êxito por aqui. Os "cortes" também estão vindo do outro lado, na mesma capacidade de artilharia, com miras específicas e certeiras. É a mesma estratégia utilizada por Trump, nos Estados Unidos. Mal o adversário consegue se explicar sobre uma fake news e já existe uma outra delas circulando. No final, atinge-se o objetivo, uma vez que o caboclo acaba não se recuperando do trampo. Quando a justiça vem julgar todas as demandas, a eleição já tem terminado.
Bem azeitado nas redes sociais, não faltará munição ao empresário. Isso é qualquer coisa, menos politica, mas, até o eleitorado tomar consciência sobre os fatos, o estrago já foi feito. Como afirmamos na última postagem, os danos institucionais, democráticos, civilizatórios, ambientais e de saúde pública produzidos pelo bolsonarismo ainda não foram suficientes. Se Marx estivesse vivo, certamente diria que a economia da atenção tornou-se o novo ópio do povo.
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