pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O engajamento nas redes sociais e as próximas eleições municipais.
Powered By Blogger

domingo, 11 de agosto de 2024

Editorial: O engajamento nas redes sociais e as próximas eleições municipais.



Nunca tivemos acesso a um estudo realmente sério e consistente sobre o papel do engajamento social do candidato e o seu desempenho num pleito eleitoral. Pelo sim, pelo não, depois de um determinado período, todos postulantes a um cargo público, no entanto, passaram a se preocupar com o tema. A eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2016, por exemplo, teve como um dos principais suportes o uso das redes sociais pelos seus apoiadores. Neste aspecto, o bolsonarismo sempre deu um banho no petismo. Não à toa, até recentemente surgiram denúncias de um suposto gabinete da ousadia, que funcionaria nos mesmo modus operandi do gabinete do ódio em passado recente. 

Aqui em Pernambuco, por exemplo, os adversários do atual gestor da cidade do Recife, João Campos(PSB-PE), o acusam de gerenciar a cidade com os filtros das redes socais. Sugere-se que este será um tema bastante explorado durante a campanha. O ideal seria que não tivéssemos um eleitorado suscetível ou vulnerável aos apelos das redes sociais. Mas talvez não seja este bem o caso. As fake news, por exemplo, são capazes de produzir danos irreparáveis de imagem e consequências desastrosas para a vida pessoal dos atingidos.  

Tratamos deste assunto nesta manhã para observar algo que já seria esperado. Se a eleição para prefeito de São Paulo for decidida através do engajamento que os candidatos possuem nas redes sociais, o empresário Pablo Marçal já pode preparar o terno da posse. Depois do debate do último dia 08, organizado pela Rede Bandeirantes de Televisão, ele, com uma larga expertise no assunto, está ocupando o topo do Trending Topics Twitter durante os dias que se seguiram ao debate. Seus apoiadores, por vezes com uma forcinha dos adversários, estão dando sempre um jeito de colocá-lo no topo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário