pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Brilhante Ustra, maior símbolo da tortura, sob escracho no aniversário do golpe
Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de março de 2014

Brilhante Ustra, maior símbolo da tortura, sob escracho no aniversário do golpe

Brilhante Ustra, maior símbolo da tortura, sobre escracho no aniversário do golpe

publicada segunda-feira, 31/03/2014 às 19:53 e atualizada segunda-feira, 31/03/2014 às 19:13
Nesta segunda-feira (31), véspera do dia em que o Golpe Civil-Militar completa 50 anos, os movimentos Levante Popular da Juventude, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do MST promoveram, a partir das 15 horas, um ato de repúdio a todos os abusos e violências sofridos pelos militantes que lutaram contra as arbitrariedades impostas pelo regime de exceção que vigorou no Brasil até 1985.
O escracho foi realizado no local onde reside o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que coordenou mais de 500 sessões de tortura em pessoas que lutavam contra a ditadura militar no Brasil. Hoje com 81 anos, ele foi o único torturador da história do Brasil a receber uma condenação da Justiça, porém continua solto.
“O momento é importante, não apenas pela data, mas porque a disputa ideológica que levou o país ao golpe militar ainda está em aberto, com posicionamentos cada vez mais explícitos, inclusive na grande mídia, de grupos e setores interessados na repressão aos movimentos sociais e às manifestações de rua, que certamente se tornarão mais recorrentes nos próximos meses, com a realização da Copa do Mundo e das eleições 2014”, disse o comunicado de chamamento para o ato.

(Publicado originalmente no site O Escrevinhador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário