pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Os estupendos gastos com publicidade.
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sexta-feira, 14 de março de 2014

Os estupendos gastos com publicidade.


 
Comentando a agenda que surgiu das mobilizações de rua de junho de 2013,

propondo entre outras coisas, uma inversão nas prioridades de investimentos públicos, o expeirente jornalista Carlos Chagas propôs que os governantes poderiam começar pelos estupendos gastos com publicidade, uma prática comum em todas as esferas da administração pública. Quando alguém tem a preocupação de fazer as continhas, evidenciam-se os absurdos. Retiram-se dinheiro de rubrica sociais, falta dinheiro para a merenda das criancinhas, remédios de distribuição gratúita, manutenção de escolas, hospitais etc. Um pandemônio inexplicável. Em Pernambuco, por exemplo, ao que se sabe, recursos do Programa Chapéu de Palha, foram parar na conta de construtoras, numa total inversão de prioridades. Até bem pouco tempo, o Governo do Estado anunciou uma licitação de R$ 100 milhões para a publicidade institucional. Segundo cálculos do editoral do jornal Folha de São Paulo, desta sexta-feira, isso representa um aumento de 42,9% com publicidade - possivelmente relativo ao ano de 2013 -, verba que, segundo jornal, deve ficar com uma empresa de conhecido marqueteiro do Palácio do Campo das Princesas. Isso ocorre, como já afirmamos, de forma generalizada. O Governo Dilma também aumentou sensivelmente suas verbas publicitárias em relação ao Governo Lula. Está aqui uma boa bandeira de luta para as próximas manifestações de rua. A melhor propaganda é atender às demandas da população. O resto é conversa fiada, quase sempre para "maquiar" - a preço de ouro - a lição de casa que deixou de ser feita.

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