pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Michel Zaidan Filho: A ritualização da memória.
Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de março de 2014

Michel Zaidan Filho: A ritualização da memória.

 
 
 
                                                                   A semana foi pródiga em comemoração. Dizia Theodoro Adorno que toda tentativa de compreender e explicar os eventos passados era uma forma de justificação. Há coisas injustificáveis e indizíveis e que, portanto, devem permanecer como estão. Tal como uma ferida que não cicatriza e que sangra a vida toda. É esta a sensação que se tem dos crimes cometidos contra a humanidade e à dignidade da pessoa humana. A expressão "passar a limpo" ou "ajustar as contas" com o passado pode muito bem ser uma forma de exorcismo dos demônios e assombrações que povoam a mente de quem sobreviveu à catástrofe. ao genocidio, ao assassinato e a tortura praticada por agentes do estado contra parentes, amigos e cidadãos comuns. Mas isto é notoriamente insuficiente, quando se trata do ponto de vista da história e da sociedade onde e quando ocorreram esses eventos. A preocupação legítima seria a de não transformar essa necessária e indispensável anamnesis histórica numa comemoração familiar ou em auto-promoção político-eleitoral. Mas grave ainda quando está em jogo o dinheiro público, pago pelo contribuinte, que já suporta uma carga tributária pela hora da morte. Indenizar crianças, cujos pais foram vítima do arbítrio e que em vida receberam compensações pela violência institucional cometida contra eles, é uma  "ação em família", enquanto a viúva do operário Manoel Fiel Filho, assassinado no DOI-CODI, em São Paulo, recebe a pensão de um salário ou pouco mais de uma salário.
 
                                                                  Já não bastasse  a autopromoção familiar,  a propósito da rememoração dos trágicos acontecimentos de 1964, que muitas famílias não tão privilgiadas assim reclamam até hoje para saber onde estão seus familiares "desaparecidos", para enterrá-los condignamente e dormirem em paz, temos de presenciar o festim - celebrado em parceria com ongs chapa-branca e uma universidade jesuita - para convidados especiais, trazidos a peso de ouro do exterior e de outros cantos do país, regado a "coffe-breaking" e farta distribuição de material impresso, em papel couché e capa dura entregues aos inscritos e participantes do convescote.
 
 
                                                                   É o caso de se perguntar: qual é o sentido dessa celebração ritualistica sobre os 50 anos do golpe militar? É entende-lo, exorcizar as fantasmas do passado e apontar responsabilidades pelos crimes cometidos contra os direitos humanos ou transformá-lo em mais uma efeméride comemorativa, destinada a gerar mais publicações, mais repecursão midiática e dividendos eleitorais para aqueles que se julgam herdeiros das vitimas?  Essa celebração mórbida, ruidosa e cara serve a tudo, menos à salvação da memória dos vencidos; que deve sim se resgatada numa ordem de luta, de indignação, de resistência e de protesto. Se não formos capazes disso, é melhor silenciar sobre o passado. É o  mínimo respeito que espera a memória dos que ainda hoje clamam por justiça.
 
Michel Zaidan Filho é filósofo, historiador e professor da Universidade Federal de PE.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário