pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As jogadas estratégicas de Romeu Zema.
Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Editorial: As jogadas estratégicas de Romeu Zema.



Ainda estamos muito longe das eleições presidenciais de 2026, mas, a rigor, as movimentações políticas já começaram em torno do assunto, seja do lado da Oposição, seja na própria quadra governista, que já trabalha com a hipótese de uma reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Em princípio, o próprio mandatário considerava a hipótese remota, mas sabe-se lá como são essas coisas do poder, conforme alertava o grande Ulisses Guimarães. Manter as expectativas de sua base aliada apenas para as eleições de 2030 pode ser uma estratégia das mais salutares, pois permite menos escaramuças internas. Convém ao morubixaba não descartar essa possibilidade. 

No retrovisor da oposição surgem alguns nomes, como o dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o do governador mineiro, Romeu Zema. Há outros nomes, naturalmente, mas esses despontam com mais desenvoltura, em razão de pilotarem grandes colégios eleitorais. Tarcísio anda às turras com o bolsonarismo - com o DNA do mesmo - mas sendo aconselhado a guardar uma distância regulamentar de suas toxinas. 

Ainda jovem, o governador mineiro Romeu Zema já se comporta como uma velha raposa mineira. Fez umas jogadas de mestre nas últimas eleições presidenciais. Tem algumas estridências, mas deve ser tudo de caso pensado. Não se enganem. A observação vem a propósito de uma eventual citação sua - frase atribuída a um ex-presidente norte-americano - informando que a democracia é o direito da população escolher seus tiranos. A citação está repercutindo bastante nas redes sociais.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário