pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Até onde Lula pode ceder ao Centrão?
Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Editorial: Até onde Lula pode ceder ao Centrão?


Como já informamos por aqui, o Centrão, que não é nada bobo, já encaminhou a fatura ao Palácio do Planalto mesmo antes da votação da Reforma Tributária. Um mal-entendido do Governo sobre a manutenção ou não da Ministra Daniela Carneiro, do Turismo, gerou um frisson com o União Brasil que quase coloca tudo a perder durante a votação. A conta a ser paga é altíssima. Fora os mais de R$ 7 bilhões liberados em emendas, ainda encontra-se em negociações um ministério para o PP e outro para os Republicanos, além de estatais como os Correios, a Embratur e a Caixa Econômica Federal.  

Há um limite nessas concessões e, segundo presume-se, o limite será imposto pela área social do Governo. Um bom termômetro político para sabermos se o Governo vai ou não ceder neste terreno é ficarmos de olho no Ministério do Desenvolvimento Social, que pilota o carro-chefe das políticas sociais voltadas ao atendimento da população mais pobre do país: O Bolsa Família. A cobiça do Centrão pelo Ministério da Saúde encontrou forte resistência de setores do Governo e, sobretudo, da população, fortalecendo a ministra Nísia Trindade. Pelo menos por enquanto.  

Comenta-se muito sobre uma grande vitória do Governo no tocante à votação da Reforma Tributária. De fato, a despeito dos arranjos e das críticas, destravou-se algo que precisávamos destravar há muito tempo. Havia alguns elementos de consenso entre Governo e Oposição. Por outro lado, a reforma aprovada ainda precisa ser aprimorada. Preocupa-nos, igualmente, o custo "republicano" de tal aprovação, produzindo pesados ônus ao Governo, eleito dentro de uma plataforma que, certamente, ficará comprometida na medida em que cede às pressões do Centrão.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário