pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Quem mandou matar Marielle?
Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Editorial: Quem mandou matar Marielle?



É curioso esse enredo sobre a morte da militante política e ex-vereadora Marielle Franco. Eis aqui uma resposta que o Governo Lula precisar dá à sociedade brasileira. Desde que assumiu o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, o senhor Flávio Dino prometeu que a Polícia Federal entraria no caso, disposta a emendar os fios soltos e elucidar de forma definitiva o caso. Circula nas redes sociais - tomando os cuidados devidos, naturalmente - que o ministro declarou recentemente haver novidades sobre o caso. 

Conforme já afirmamos em outros momentos, estamos tratando aqui de um grande teste para a democracia brasileira, pois o enredo deste caso envolve uma trama complexa, com alguns componenges que expõem a falência ou o comprometimento de procedimentos republicanos  do aparelho de Estado, contaminado por fatores esdrúxulos, para não entrarmos nos detalhes e melindrar setores mais suscetíveis. Aliás, o caso do assassinato da vereadora e do seu motorista, Anderson Gomes, é um bom indicador para averiguarmos como esses órgãos de segurança estavam comprometidos pelos agentes do crime organizado. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, tal índice de comprometimento é altíssimo. Queremos saber, sim, quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Gomes, mas a PF precisa explicar quais os fatores que impediram que até hoje esse crime fosse completamente elucidado. A sociedade brasileira precisa dessa resposta. Louve-se iniciativas de agentes públicos como o senhor Flávio Dino, que assumiu esse compromisso.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário