pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O saque perfeito de Ana Moser
Powered By Blogger

terça-feira, 18 de julho de 2023

Editorial: O saque perfeito de Ana Moser



Forma-se uma grande expectativa política em torno da volta de Lula ao país. Vários fatores estão contribuindo para isso, como, por exemplo, o agendamento de um encontro entre ele e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PL-AL), assim como a definição sobre o destino da pasta dos Esportes, hoje ocupada pela ex-jogadora de volei, Ana Moser. Segundo algumas análises, a estratégia de Lula seria a de ampliar cada vez mais essa articulação com Arthur Lira, isolando aquele grupo mais reticente da oposição, a exemplo do PP, de Ciro Nogueira. O senador já andou antecipando que a conversa com Lula seria somente em 2026, quando teremos uma nova eleição presidencial, onde as forças de oposição pretendem retomar o controle do Palácio do Planalto, algo previsível no escopo das regras do jogo democrático.  

Segundo ponderações corretas da coluna do jornalista Cláudio Humberto, essas emendas do relator, hoje, possuem alguns mecanismos de fluição que já não tornam os parlamentares tão dependentes assim do humor do Governo. O poder de barganha do Planalto, neste caso, fica sensivelmente reduzido, limitando-se, tão somente, aos cargos na máquina. Os Republicanos esperam que o morubixaba petista tome uma decisão sobre o Ministério dos Esportes, entregando a sua titularidade ao pernambucano Sílvio Costa Filho, Deputado Federal filiado ao Republicanos, filho de Sílvio Costa, um petista roxo ( mais do que vermelho).  

Curioso que uma das principais lideranças da legenda, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já andou antecipando que, pontualmente, até concorda que seja ampliado esses canais de negociações com o Planalto, mas não considera prudente integrar o Governo, ocupando algum ministério, como desejam alguns companheiros. Assim como ocorreu com a ministra Nísia Trindade, da Saúde, Ana Moser também contou com o apoio de entidades representativas dos esportes para permanecer no cargo, levando Lula a reconsiderar a hipótese do seu afastamento, cravando um saque perfeito, sem defesa para a oposição. O custo de sua demissão seria muito alto e inoportuno, se considerarmos que estamos em plena realização de uma competição como a Copa do Mundo de Futebol Feminino.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário