pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Através do PIX, bolsonaristas saíram em socorro do "mito".
Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Editorial: Através do PIX, bolsonaristas saíram em socorro do "mito".



Segundo dados apurados pelo COAF, repercutido pelo jornalista Josias de Souza em sua coluna do UOL, entre outros canais, o ex-presidente Jair Bolsonaro pode ter arrecadado, através de PIX, neste ano, a fabulosa soma de R$ 17, 2 milhões de reais, muito além do que ele mesmo prevê desembolsar em despesas judiciais. Não se pode dizer que os bolsonaristas não sejam solidários. Muitos deles estão encarcerados em presídios como a Paupuda e a Colméia, em Brasília, e continuam endeusando o seu "mito", fiéis desde sempre, conforme atestam parlamentares que os visitam com alguma regularidade. 

Outros parlamentares identificados com a direita ou com a extrema-direita também recorreram ao expediente do PIX e foram igualmente bem-sucedidos. Vamos fazer aqui uma correção que nos parece razoável. Na realidade, a iniciativa não teria partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a julgar pelo que conseguimos apurar. Partiu de parlamentares, que chegaram a divulgar a sua chave pelas redes sociais, informando que ele estaria precisando, pois estava com as contas bloqueadas. Josias, com o seu conhecido humor cáustico e fina ironia, faz alguns comentários capciosos sobre o fato, mas não vamos aqui provocar os bolsonaristas. 

Não sabemos como este fato tende a ser encarado pelas autoridades financeiras do país, pois se trata de doações espontâneas, legais, através de um expediente institucionalizado, como o PIX. Comenta-se bastante sobre a eventual impossibilidade de o PL, partido ao qual o ex-presidente está filiado, de continuar garantido os mantimentos de sua geladeira, pagando a ele um salário mensal, uma vez que ele se tornou inelegível. Pelo andar da carruagem do PIX, isso, de fato, não se constitui num problema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário