pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O desgaste produzido pelo balcão de negociações da minirreforma ministerial.
Powered By Blogger

sábado, 29 de julho de 2023

Editorial: O desgaste produzido pelo balcão de negociações da minirreforma ministerial.



Parece-nos que a imprensa resolveu dar uma trégua nas implicâncias descabidas com o economista Márcio Pochmann, praticamente indicado para a presidência do IBGE. A Ministra do Planejamento, Simone Tebet já acenou que ele seria bem-vindo ao time. Tebet amorteceu bem a indelicadeza provocada por setores do próprio Governo, que anunciou a indicação do economista sem consultá-la. Embora este assunto da minirretorma administrativa do Governo Lula já esteja cansando os brasileiros, o fato é que ele sempre continua na ordem do dia, à espreita, suscitando grandes inquietações em setores do próprio Governo. 

Por razões óbvias, o Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, manifesta suas preocupações em torno do assunto. Setores do Planalto teriam posto ministérios controlados pelo partido na mesa de negociações com o Centrão. Lula se reúne com seu staff de articulações políticas para analisar cenários, mas, a rigor, o outro lado também tem suas preferências, que não são orientadas por requisitos republicanos, mas consoante possibilidades concretas de vantagens financeiras e políticas. 

Não sendo possível o Ministerio da Saúde, desejam algo que igualmente reúna essas condições, como o Ministerio do Desenvolvimento Social, a Caixa Econômica Federal e até a Petrobras, como já se especula por aí. Outro dia comentamos por aqui que eles talvez desejassem cometer feminicídio no Governo mas estávamos enganados. Se a questão é não demitir a gestora da Caixa, substituindo-a por um homem indicado pelo Centrão, eles também apresentam a solução: indicam uma mulher do grupo para assumir o cargo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário