pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A campanha de Luíza Trajano contra os juros altos do Banco Central.
Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Editorial: A campanha de Luíza Trajano contra os juros altos do Banco Central.



Até recentemente, durante um encontro de empresários, a senhora Luíza Trajano, principal acionista do Magazine Luíza, cobrou do senhor Campos Neto, Presidente do Banco Central, a queda dos juros praticados por aquela Instituição, sob pena de que tais taxas de juros poderiam produzir uma quebradeira generalizada em algumas atividades econômicas. Após, o encontro, a empresária teria tentado, sem sucesso, reestabelecer esse diálogo com Campos Neto. Diante das circunstâncias, Luíza Trajano estaria pretendendo adotar, como estratégia de enfrentamento, um abaixo-assinado entre o empresariado que coaduna da tese da queda dos juros praticados pelo Banco. 

Não raro, estamos voltando a tratar deste assunto por aqui. Existe uma nítida queda de braços entre o Governo Lula e a Presidência do Banco Central, em alguns casos, apresentado como uma herança maldida deixada pelo bolsonarismo, quando se considera que o atual gestor daquela Instituição foi nomeado pelo ex-presidente. Ao lado de Lira, ele formaria uma dupla infernal contra os interesses do Governo Lula. Campos Neto até tem boas relações com o ex-presidente Bolsonaro, mas o problema parece ser outro, ou não se resume apenas às possíveis implicações políticas. 

Campos Neto sempre bate na tecla de que tais taxas de juros são praticadas no sentido de segurar os patamares inflacionários. Por outro lado, existem países com taxas de juros bem mais baixos e inflação sob controle. De concreto mesmo, Maria Luíza tem razão no seus argumentos. Esse "negacionismo" econômico de Campos Neto trava o crescimento econômico e promove a quebradeira de alguns nichos de mercado, conforme antecipa a empresária. À exceção do capital especulativo, já tem muita gente na fila de espera para assinar o abaixo-assinado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário