pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: PL radicaliza e deve expulsar o deputado Yury do Paredão. Aquele que fez o "L".
Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Editorial: PL radicaliza e deve expulsar o deputado Yury do Paredão. Aquele que fez o "L".



Pelo andar da carruagem política, a Comissão de Ética do Partido Liberal considerou conduta grave a do deputado cearense, Yury do Paredão, que, num encontro aqui em Salgueiro-PE, durante inauguração de obras do Governo, resolveu fazer o "L", numa saudação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com outros integrantes do Governo. O Presidente Nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, em reunião, já teria comunicado a decisão ao parlamentar. Como já enfatizamos em outro momento, são curiosas as jogadas nesse tabuleiro de xadrez entre Governo e Oposição. 

Em princípio, Lula tenta estreitar os laços com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra, que é do PL, ao passo em que a presidência da legenda sugere repelir tais aproximações. Somente para não esquecer uma máxima do ex-presidente Jânio Quadros, esta parece ser aquela intimidade que está gerando mais aborrecimentos do que filhos. O mesmo problema está ocorrendo com os partidos PP e Republicanos, inseridos nesse grupo denominado de Centrão. O governo dialoga com os parlamentares, enquando as caciques das duas legendas emitem descontentamento com uma adesão ao Governo, a exemplo de Ciro Nogueira e Tarcísio de Freitas. 

Ao final, vamos chegar à conclusão de que os articuladores do Governo Lula parece ter lido uma de nossas observações por aqui, observando que talvez produza melhores resultados negociar no varejo, caso a caso, do que em bloco. Salvo melhor juízo, a Legislação Eleitoral até permite uma mudança de legenda consensual, sem o ônus da perda do mandato. Não sabemos como isso se aplcaria no caso de uma expulsão. Se o deputado vier a perder o mandato, será por ter feito um simples "L", o que é profundamente lamentável. 


P.S.:Contexto Político: Na realidade, pedimos perdão aos leitores ao afirmar que o Presidente da Câmara dos Deputado, Arthur Lira, seria do PL. Lira é filiado ao PP, o mesmo partido de Ciro Nogueira. Os acenos do Planalto para este partido compor o governo, na verdade, teria como objetivo cindir a agremiação, fragilizando as manobras de Lira. Se Lira e Ciro Nogueira resolverem aderir, no entanto, seriam bem-vindos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário