pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Resolve o problema mostrar as atas da votação na Venezuela?
Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Editorial: Resolve o problema mostrar as atas da votação na Venezuela?



Uma charge do grande cartunista Laerte, publicada na Folha de São Paulo do dia de hoje, 01, reproduzida aqui pelo blog, nos remete a uma questão das mais delicadas. Quando, finalmente, as atas eleitorais das eleições presidenciais da Venezuela são apresentadas, possivelmente confirmando a vitória de Nicolás Maduro, a população as ignora, mantendo os protestos de rua, que estão cada vez mais se intensificando naquele país, inclusive com o registro de mortes. A Venezuela, depois das eleições do último domingo, entrou num impasse gigantesco. Parte da população, talvez a maioria, a julgar pelas manifestações de rua, não aceitará a vitória de Nicolás Maduro e isso é ponto pacificado. País que há algum tempo enfrenta uma renitente instabilidade política, a vitória de Gonzáles representaria alguma esperança para parcela da população. Era uma válvula de escape social que foi novamente frustrada. 

Com a apresentação das atas, talvez sejam aparadas algumas arestas diplomáticas com alguns países, inclusive o Brasil, mas é só. Nada muito além disso, uma vez que, motivada por fatores sociais e econômicos, bem explorados politicamente pela oposição, a população diz um ensurdecedor não ao presidente Nicolás Maduro. Segurar essa ondas de protestos poderá produzir um custo altíssimo, como, aliás, já vem se verificando. Maduro conta com o apoio dos militares, conforme pronunciamento recente do Ministro da Defesa. São Forças Armadas formadas no escopo da ideologia política do chavismo. Por enquanto, aparentemente, uma vez que aventuras golpistas por ali são recorrentes, não se evidenciam defecções.

O contorcionismo diplomático do Governo Lula em torno do assunto, inevitavelmente, não deixaria de produzir seus efeitos políticos junto à oposição, que já protocola pedidos para ouvir nossas autoridades diplomáticas sobre o assunto. Os analistas políticos já concluíram que o presidente Lula, apesar de não admitir, endossaria a nota dos dirigentes do PT, que acataram a vitória de Nicolás Maduro nas eleições venezuelanas do último domingo. 

Assine o nosso perfil da Privacy, onde aprofundamos este e outros assuntos da política nacional. Venha debater conosco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário