pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Bolsonarização X desbolsonarização.
Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Editorial: Bolsonarização X desbolsonarização.



O novo governo de coalizão petista terá um enorme trabalho pela frente no sentido de desbolsonarizar setores estratégicos da máquina pública, contaminados pelo bolsonarismo nos últimos anos. Já abordamos essa questão em alguns momentos por aqui, tornando-se desnecessário descermos às minúcias. As sanções aplicadas ao delegado Alexandre Saraiva, da PF, responsável pela maior apreensão de madeiras irregulares na região da Amazônia;  a morte do indigenista pernambucano Bruno Pereira, por seu trabalho em defesa das reservas indígenas; assim como as recentes determinações do Ministério Público Federal contra um agente público, em cargo de chefia de uma corporação policial, por supostos comportamentos indevidos durante as aleições, dão bem a dimensão dessa increnca. 

A nossa conclusão é que o estrago produzido foi grande. este editor parte do pressuposto de outras opiniões emitidas a esse respeito, inclusive por atores com um olhar privilegiado, pois o lugar de fala são as próprias instituições. A ação junto aos órgãos diretamente ligados à seguraça e inteligência do Estado será hercúlea. Agora, já no finalzinho de governo, estão sendo nomeados para cargos estratégicos - como o de conselheiros - pessoas ligadas ao ancien regime. Inclusive para a comissões de ética. Com a crescente "politização" das forças policiais e militares, o quadro vai exigir, inclusive, mudanças substantivas na formação e renovação de quadros, através de reservas compulsórias e realização de novos concursos.

Ao apagar das luzes, somos informados de promoção no estamento militar, como afirmamos antes, um dos setores mais nevrálgicos. Por vezes se trata de meras formalidades para cumprir estatutos internos, como tempo de serviço, por exemplo. Vamos dar uma de ingênuos por aqui para não atiçar o vespeiro.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário