pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula precisa aprender com os erros do passado.
Powered By Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Editorial: Lula precisa aprender com os erros do passado.



Acabei de ouvir uma análise sobre a viagem de Lula ao Egito. Não sobre o evento em questão, mas sobre a forma com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou até lá, através de uma carona cedida por empresário, num jatinho particular, quando poderia ter optado em viajar num jato cedido pela Força Aérea Brasileira. Lula já faz jus a uma série de benefícios concedidos pelo Estado Brasileiro. Sinceramente, aqui tenho que concordar com o jornalista Josias de Sousa,do UOL, de que não ficou bem para um presidente eleito manter esse padrão de relação com determinados empresários, como se ele não tivesse aprendido nada com o passado. Será que ele já esqueceu das encrencas que representou seus finais de semana no sítio de Atibaia? 

Os adversários já levantaram uma série de informações sobre o tal empresário, como um rolo na justiça, que envolve um senador da República; alguns meses de prisão efetiva; financiamento de campanhas, inclusive com doações ao Partido dos Trabalahores. Salvo melhor juízo, o atendimento aos pacientes de sua empresa de saúde foi muito criticada durante os trabalhos da CPI da Covid-19. Lula poderia muito bem ter evitado essa artilharia pesado do bolsonarismo, logo no início do futuro governo, faltando poucos dias para a posse.

O mesmo ocorre em relação a alguns nomes cogitados para assumirem ministérios, alguns deles envolvidos, no passado, nas famosas planilhas da Odebrecht. Como observamos num dos editoriais, até mesmo alguns simbolismos poderiam ser evitados, como a possibilidade de um outro tesoureiro assumir a direção nacional da legenda, com a saída da atual presidente, a Deputada Federal Gleisi Hoffmann. Existe um estigma envolvendo os tesoureiros do PT. Nesta nova oportunidade, o partido precisa manter um absoluta distanciamento de qualquer vínculo com as teses que alimentaram as narrativas do antipetismo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário