pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Recife e Salvador: Capitais do desemprego no país
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Editorial: Recife e Salvador: Capitais do desemprego no país



No dia de ontem, ao elencar as prioridades que estão sendo previstas pela equipe da governadora Raquel Lyra, levantamos alguns dados extremamente preocupantes sobre o Recife. Faz muito tempo que não temos notícias alvissareiras sobre o Estado e a sua capital em particular. Entre as prioridades apontadas pela futura governadora - por algum descuido não mencionada no texto - está a questão da mobilidade urbana,possivelmente, alternativas de enfrentamento aos altos índices de desemprego. A mobilidade urbana está literalmente travada. Outra prioridade seria os programas habitacionais, principalmente no sentido de atender às necessidades da população que mora em zonas vulneráveis em alagados ou nas encostas dos morros. 

Nas últimas enchentes ocorridas no Brasil, Recife bateu o recorde - mais um - de capital com o maior número de mortos e desabrigados. Embora já houvesse informações a esse respeito, hoje repercute aqui na província as absurdas estatísticas de desemprego da população. Com 600 mil desempregados, só ficamos acima de Salvador, capital da Bahia. De acordo com dados do IBGE, nosso índice é de 14,7%, enquanto a capital dos baianos ostenta 17,9%. Pernambuco tem mais pessoas recebendo o Auxilio Brasil do que com carteira assinada, o que se constitue numa distorção que precisará ser corrigida. 

Embora a governadora Raquel Lyra tem demonstrado todas a disposição para o diálogo, interessa saber como será a postura do atual prefeito do Recife, João Campos, do PSB. Como se sabe, a família Campos tem interesse em retormar o controle do Palácio do Campo das Princesas em algum momento. João Campos é o grande aspirante a esse projeto, como herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos. Sua candidatura à reeleição é praticamente certa. Quando concluir o mandato - ou mesmo antes - ele já teria idade para almejar o governo do Estado. Por outro lado, as eleições municipasi de 2024 no Recife promete ser bastante disputada, inclusive com nomes do núcleo duro que gravita em torno de Raquel Lyra. Deveria prevalecer o interesse público, mas aqui na província alguns políticos parecem desconhecer o sentido desta expressão.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário