pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Se Lula não vê nada de mais, nós vemos de menos.
Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Editorial: Se Lula não vê nada de mais, nós vemos de menos.



Se Lula não vê nada de mais nas eleições da Venezuela, nós vemos de menos. A História nos ensinou sobre a necessidade de tomar alguns cuidados com as ações da oposição na Venezuela, quase sempre insufladas pelos interesses geopolíticos do Tio Sam no continente.  Desta vez, no entanto, é preciso admitir que as mobilizações de rua que estão ocorrendo naquele país são reflexos de uma grande insatisfação da sociedade venezuelana contra o governo de Nicolás Maduro. É o ápice de uma crise política e econômica que se instaurou no país há algum tempo. Não existe democracia onde o outro lado não pode vencer uma eleição. É mais ou menos o que pode estar ocorrendo naquele país. 

Há menos transparência do que o necessário acerca do resultado das eleições presidenciais do último domingo. Muitas instituições públicas daquele país já estão contaminada pelo chavismo, o que somente ampliam as dúvidas sobre a lisura do pleito. Deixaram de ser instituições de Estado já faz algum tempo. Aliás, o Estado ali é o chavismo. O Governo do PT faz um contorcionismo diplomático dos diabos para se posicionar em relação às eleições naquele país. Celso Amorim, Assessor Especial da Presidência para Assuntos Internacionais, pondera que é necessário aguardar a divulgação das atas, prometidas até a sexta-feira. 

Por outro lado, dirigentes da legenda e do MST já se manifestaram em apoio a Nicolás Maduro, produzindo um frisson entre setores do partido e do Governo Lula. No dia de ontem, Lula manteve uma conversa com o presidente Norte-Americano, Joe Biden, onde trataram da situação naquele país, literalmente conflagrado. Sugere-se que o chavismo tenha chegado a um fim melancólico, a julgar pelas mobilizações de rua, que estão longe de arrefecer. Há um impasse político de consequências preocupantes para a população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário