pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife - Enfim, o vice de João Campos é definido.
Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de julho de 2024

O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife - Enfim, o vice de João Campos é definido.



No próximo dia 04 de agosto, o prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), deve realizar a convenção da federação que apoia o seu projeto de reeleição, formada pelo PV, PT e PCdoB. Antes disso, ao lado do Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, Gleisi Hoffmann, Presidente Nacional do PT, e do morubixaba petista, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, João comunicou aos presentes que o nome do seu ex-chefe de gabinete, Victor Marques, hoje filiado ao PCdoB, deverá mesmo ser oficializado como vice em sua chapa. Havia alguns nomes que estavam na bolsa de apostas para tal escolha, mas, ao apagar das luzes do período de inaugurações de obras na capital, o nome de Victor Marques havia se consolidado. 

Num desses momentos, João Campos se disse perfeitamente confiante em seu assessor, condição fundamental para os seus projetos políticos futuros. Segundo especula a imprensa, antes mesmo da convenção, o nome poderá ser anunciado. O presidente Lula, em particular, não demonstrou qualquer contrariedade em torno do assunto, embora a decisão possa não ter sido recebida da mesmo forma pelos petistas aqui da província. Há rumores de que os grandes acertas envolvem as eleições estaduais de 2026, quando haveria duas vagas de senadores disponíveis e o PT, no plano nacional, deseja preservar um espaço na chapa para o senador Humberto Costa, que precisa renovar o mandato. 

Somente no conjunto de forças que dão suporte à gestão de João Campos há uma penca de nomes que tentam se credenciarem à disputa.  São curiosas as narrativas da imprensa nacional em torno da decisão do prefeito, quase sempre em torno da tese de que João Campos havia dobrado o PT, quando, na realidade, consoante seu projeto político, João Campos jamais abriria mão do controle do Palácio Capibaribe para o partido. Com a máquina municipal sob seu controle, sabe-se lá como se comportaria partido depois do processo de desincompatibilização do gestor, se reeleito, quando poderá habilitar-se à disputa do Governo do Estado.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário